BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) publicou um trecho de vídeo de ação da Guarda Civil Metropolitana em Araraquara (282 km de São Paulo) para criticar a atuação do prefeito Bruno Covas (PSDB) durante a pandemia.
Em propaganda divulgada nas suas redes sociais nesta terça-feira (3), a campanha de Russomanno colocou uma tela dividida.
Metade dela exibe um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diz: "o prefeito que vem para reeleição. Vocês têm que ver como vocês foram tratados na pandemia, se vão votar nele de novo ou não. Quase todo mundo mandou ficar em casa e ameaçou, não é isso? Vocês querem isso? Então não pode votar nesse cara".
Na outra metade, o vídeo mostra fotos de Bruno Covas e do governador João Doria (PSDB-SP). Quando Bolsonaro fala em "como vocês foram tratados na pandemia", o vídeo exibe imagens de uma mulher sendo detida por guardas municipais enquanto esperneia.
Essa ação aconteceu em abril, em Araraquara, quando a mulher reagiu a uma abordagem por descumprir decreto municipal de quarentena do coronavírus e mordeu o braço de uma das guardas.
A ação em Araraquara já foi usada por Bolsonaro e seus apoiadores como exemplo de supostos abusos cometidos por prefeitos e governadores contra a população durante a pandemia da Covid-19.
Na reunião ministerial de 22 de abril, o presidente a citou para criticar o então ministro da Justiça, Sergio Moro.
Em maio, conforme divulgou a coluna de Rubens Valente, do UOL, a Justiça decidiu arquivar as acusações de abuso de autoridade relacionadas ao caso e acolheu denúncia do Ministério Público contra a mulher por supostos desacato, resistência, desobediência e infração de medida sanitária preventiva.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.