Foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde na quarta-feira (7) o primeiro caso do superfungo Candida auris em São Paulo, no Hospital da Mulher da Unicamp, o Caism, em Campinas.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O paciente é um bebê prematuro que foi diagnosticado no dia 18 de maio. O Caism informou que o recém-nascido apresenta uma boa evolução clínica e que alguns fatores no seu estado de saúde estão relacionados com o fato da criança ser prematura.
A doença pode ser prejudicial para pessoas que possuem imunidade baixa e atinge com maior frequência indivíduos que permanecem internados em hospitais.
A C. auris é multirresistente, por isso, apresenta resistência a medicamentos antifungos, fazendo com que seu combate seja mais difícil. Seus principais sintomas são: febre alta, tontura, fadiga, aumento da frequência cardíaca, vômitos e calafrios.
O fungo Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009 no Japão e espalhou-se por alguns continentes, como Europa, África e Ásia.
No Brasil, o primeiro caso aconteceu em 2020, na cidade de Pernambuco.
Segundo o hospital, a contaminação do vírus não atingiu outros pacientes da instituição e vão continuar monitorando a unidade para que não haja outros casos.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.