O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que regulamenta o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil. O texto, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, estabelece um marco regulatório com regras para o desenvolvimento e a aplicação de sistemas de IA no país. Dentre as principais disposições, destaca-se a proteção dos direitos dos criadores de conteúdo e obras artísticas, visando assegurar a autoria e o uso justo desses materiais.
A votação foi conduzida pelo senador Weverton (PDT-MA) e o projeto aprovado é um substitutivo do senador Eduardo Gomes (PL-TO), baseado no PL 2.338/2023, inicialmente proposto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O projeto surgiu a partir de um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas e também incorpora elementos de outras sete propostas, incluindo o PL 21/2020, que já havia sido aprovado na Câmara, além de diversas emendas de senadores.
A proposta visa não apenas regulamentar a IA, mas também garantir um equilíbrio entre inovação tecnológica e a proteção dos direitos individuais e coletivos, com foco na ética e no respeito à propriedade intelectual.
Brasil tem quase 70 milhões de pessoas negativadas
Em média, a dívida é de cerca de R$ 4 mil
Saiba como participar do Imposto Solidário em São José
Doações podem ser feitas até 30 de maio
Farma Conde lança Campanha do Agasalho 2025
Serão mais de 500 pontos de arrecadação até 24 de maio
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.