Brasil

Setor de serviços cresce em SP e impulsiona turismo

Dados do IBGE apontam para criação de empregos

Escrito por Samantha Pinto

16 JUL 2023 - 10H35 (Atualizada em 16 JUL 2023 - 10H37)

Reprodução

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , o turismo teve um destaque nos serviços no começo do ano na cidade de São Paulo e no país.

+ Leia mais notícias da Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

No acumulado de janeiro a maio de 2023, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 7,4% em comparação ao mesmo período de 2022.

Entre janeiro e maio de 2023, o estado aumentou os serviços em 1,6% em relação ao ano de 2022, contribuindo também, para o resultado positivo do setor no Brasil. Já a receita nominal, cresceu 7,9% no período analisado.

O setor de serviços é dividido em cinco categorias e o maior volume registrado foi de 4,8% nos serviços prestados às famílias (alimentação e alojamento), seguido por 2,4% nos serviços de informação e comunicação e 1,3% nos serviços profissionais, administrativos e complementares, transporte, serviços auxiliares e correio.

Já a categoria outros, que envolve esgoto, atividades financeiras e imobiliárias, caiu 1,2%.

Roberto Lucena, titular da secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), afirma que a expectativa é que 2023 seja promissor para o setor e com um avanço maior do que os últimos cinco anos.

“O Turismo gera incontáveis empregos diretos e indiretos. Estamos trabalhando em parceria com os municípios, desenvolvendo novos eixos de Turismo, como o Gastronômico e o Rural”, comenta Roberto de Lucena.

Empregos

Segundo a Fundação Seade, o resultado está relacionado com o aumento de vagas de carteira assinada no setor de serviços em 2023. Das 240 mil novas vagas criadas entre janeiro e maio, 144 mil foram do setor de serviço, uma média de mais de 60% dos postos.

Durante o período, os recordistas de empregos foram: auxiliar de logística, administração e motorista de caminhão. Faxineiros, cuidadores de idosos, monitores de transporte escolar e cozinheiro geral também ocupam o ranking.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...