A HAP Gesso, startup emergente do Brasil, está inovando no campo da saúde ao transformar gesso de alta qualidade em um biomaterial capaz de regenerar ossos e dentes. Criada em 2022, a empresa está desenvolvendo um produto que pode revolucionar tratamentos médicos, especialmente nas áreas de ortopedia, odontologia e estética.
O composto, obtido a partir da conversão do sulfato de cálcio presente no gesso, é transformado em hidroxiapatita de cálcio, um material com propriedades compatíveis com ossos humanos. A matéria-prima é extraída de gessos de alta pureza da região do Araripe, em Pernambuco, uma das maiores fontes desse mineral no Brasil. A hidroxiapatita é amplamente utilizada na medicina para aplicações de regeneração óssea e dentária, além de ser usada em tratamentos estéticos e até na medicina veterinária.
Atualmente, a startup integra a incubadora Porto Digital Europa, com o objetivo de internacionalizar seu produto e atingir o mercado europeu, o segundo maior consumidor mundial de hidroxiapatita de cálcio, atrás apenas dos Estados Unidos. A empresa está em busca de R$ 1 milhão para ampliar seus esforços de produção e garantir a entrada no mercado internacional.
A presidente da HAP Gesso, Ceissa Campos Costa, comentou que a empresa já iniciou testes tanto no Brasil quanto na Europa, considerando as diferenças nos processos regulatórios de cada continente. O biomaterial deve estar disponível na Europa no início de 2025, após a obtenção da certificação sanitária e a adequação às normas europeias de saúde.
Os primeiros testes estão sendo realizados em animais, com a perspectiva de, em breve, iniciar a fase de testes clínicos em humanos. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é responsável pelos experimentos no Brasil, colaborando com a startup na pesquisa e desenvolvimento do material.
Tarcísio descarta Presidência e foca na reeleição
Governador de SP tem sido cotado para concorrer ao Planalto
CNPJ vai ter letras a partir de 2026
Cadastro se tornará alfanumérico devido ao esgotamento de números
SJC: FLIM 2025 é suspensa e nova data será definida
Adiamento acontece após toda polêmica envolvendo o veto à Milly Lacombe
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.