A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada nesta sexta-feira (22) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 5 anos e 3 meses de prisão, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. O placar da votação foi de 9 a 2 em favor da condenação, com apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques divergindo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O caso diz respeito a um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, em que Zambelli perseguiu um homem com uma arma, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Ela nega os crimes, e sua defesa alega que a arma era legalmente portável e que sua conduta se justificaria por provocação do jornalista em questão.
Além dessa sentença, Zambelli já havia sido condenada em maio a 10 anos de prisão por determinar a invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserir documentos falsos, em decisão unânime da Primeira Turma do STF. As penas das duas condenações serão cumulativas.
A deputada encontra-se presa na Itália, aguardando o processo de extradição ao Brasil. Como cabe recurso, a execução da nova pena não será imediata.
André Mendonça critica "ativismo judicial"
Ministro também defendeu respeito à Constituição
Mais de 700 pinguins são encontrados mortos no litoral de SP
Instituto de Pesquisas Cananéia aponta possíveis causas
Simpósio em São José reforça aleitamento materno
Evento reuniu profissionais e especialistas em Agosto Dourado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.