Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode concluir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso entra no quarto dia de sessões. Faltam os votos de apenas três ministros.
+ Leia mais notícias da Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O placar está 3 a 1 pela condenação e consequente inelegibilidade de Bolsonaro. Apenas Raul Araújo abriu divergência e julgou improcedente o pedido contra Bolsonaro.
Devem votar nesta sexta, a Cármen Lúcia,vice-presidente do tribunal, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, o presidente do tribunal.
Na terça-feira (27), o relator, ministro Benedito Gonçalves, concluiu que Bolsonaro deve ser condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Na quinta, dois ministros, Floriano Marques e André Tavares, concordaram com as alegações do relator.
Enquanto isso, o vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto, que também está sendo julgado, já recebeu quatro votos pela absolvição.
Bolsonaro está sendo julgado pela reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo. Na reunião, que na época foi realizada às vésperas do início do período eleitoral, o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações, já desmentidas, de fraudes.
No julgamento no TSE, a defesa alegou que a discussão do sistema eletrônico de votação não pode ser considerada um tema tabu na democracia e que a reunião foi um evento diplomático.
Lembrando que qualquer ministro pode pedir vista, ou seja, eles podem pedir mais tempo para analisar o processo, o que levaria a conclusão do julgamento para daqui a 90 dias. Mas não há essa expectativa de que isso ocorra.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.