Neste domingo (6), dia do 1º turno das eleições municipais de 2024, alguns eleitores enfrentaram dificuldades para justificar o voto pelo aplicativo e-Título devido ao alto número de acessos, resultando em uma fila virtual. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, afirmou que não houve instabilidade no sistema.
+ Leia mais notícias da Política
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Como justificar o voto
A justificativa de ausência por meio do e-Título pode ser feita até as 17h , mas os eleitores que não conseguirem justificar neste prazo terão até 60 dias após o 1º e o 2º turno para regularizar a situação, tanto pelo aplicativo quanto pelo Sistema Justifica, disponível nos sites do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Além do meio digital , a justificativa também pode ser realizada presencialmente no dia da eleição.
Quem não votar e não justificar pode enfrentar restrições como a impossibilidade de obter documentos como carteira de identidade, passaporte e até mesmo a renovação de matrícula em instituições de ensino públicas. Se o eleitor faltar em três pleitos consecutivos sem justificativa, o título será cancelado.
Cresce a busca por justificativa de voto
Nas últimas semanas, o interesse por termos relacionados a como justificar o voto aumentou consideravelmente no Google Trends. Em 2020, as buscas bateram recorde em meio às eleições municipais e à pandemia, quando muitos eleitores preferiram não sair de casa.
Os eleitores fora de seu domicílio eleitoral neste domingo podem justificar a ausência diretamente pelo e-Título . Basta acessar o menu "mais opções" no aplicativo e selecionar "justificativa de ausência ". Também é possível baixar um formulário de requerimento de justificativa eleitoral em PDF ou preenchê-lo presencialmente nos locais de votação.
Com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 cidades brasileiras, a votação segue até às 17h pelo horário de Brasília. Caso nenhum candidato a prefeito atinja a maioria absoluta nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
Câmara aprova urgência para exame obrigatório de médicos
Projeto prevê exame de proficiência como condição para registro de médicos
Moraes restabelece aumento do IOF, mas barra cobrança sobre risco sacado
Ministro do STF valida decreto de Lula em sua maior parte, mantendo novos impostos
Incêndio devasta palco principal do Tomorrowland na Bélgica
Fogo atinge estrutura cenográfica icônica em Boom
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.