Estado de São Paulo

Bebida adulterada com metanol mata duas pessoas em SP

Outros dez casos estão sob investigação por suspeita de intoxicação

Escrito por Meon

28 SET 2025 - 14H00

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo confirmou, neste sábado, que duas pessoas morreram após consumir bebida adulterada com metanol. A informação foi divulgada pelo Centro de Vigilância Sanitária estadual.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Desde junho, seis casos de intoxicação por metanol foram confirmados no estado — desses, dois resultaram em morte: um na capital e outro em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Outras dez suspeitas de intoxicação estão sob investigação em diferentes cidades.

O caso e a investigação

A Secretaria de Segurança Pública informou que a segunda vítima, um homem de 38 anos, morreu no dia 18 de setembro. Um inquérito foi aberto no 48º Distrito Policial da Cidade Dutra para apurar o caso. Testemunhas estão sendo ouvidas e perícias foram solicitadas para identificar as causas da intoxicação.

O metanol é uma substância líquida, incolor e altamente tóxica, utilizada em solventes, combustíveis, tintas e na indústria química. Quando consumido, mesmo em pequenas quantidades, pode causar danos graves e levar à morte.

As bebidas adulteradas não têm marca registrada ou rótulo específico identificado até o momento. Os casos foram notificados por apresentarem padrões incomuns de intoxicação relacionados ao consumo de álcool.

Nos últimos anos, intoxicações por metanol estavam mais associadas à ingestão deliberada de combustíveis, muitas vezes no contexto de abuso de substâncias por populações vulneráveis. No cenário atual, no entanto, os registros envolvem consumo em situações sociais, com bebidas como gin, whisky, vodka e outras.

Riscos e recomendações

A ingestão de metanol pode afetar o sistema nervoso central, fígado, olhos e outras funções metabólicas. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, visão turva, entre outros. O tratamento rápido é fundamental para evitar danos permanentes.

As autoridades de saúde alertam a população para que não consuma bebidas de procedência duvidosa e, em caso de sintomas após ingestão suspeita, procure atendimento médico imediato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.