O governo federal e o governo de São Paulo realizam nesta sexta-feira (5) o leilão do túnel Santos-Guarujá, considerado o maior projeto de infraestrutura do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A disputa ficará entre duas construtoras estrangeiras: a portuguesa Mota-Engil, que tem participação acionária da gigante chinesa CCCC, e a espanhola Acciona. Odebrecht, Álya (antiga Queiroz Galvão) e Andrade Gutierrez, construtoras nacionais que avaliavam entrar na concorrência, decidiram não apresentar propostas.
A Mota-Engil já atua em mais de 50 países e vem ampliando sua presença no Brasil, com foco em óleo e gás e mobilidade urbana. A empresa concluiu recentemente a aquisição da ECB (Empresa Construtora Brasileira), de Belo Horizonte. Já a Acciona tem avançado em concessões de rodovias, energia e parcerias público-privadas de saneamento.
O projeto prevê investimento de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões provenientes de aportes públicos, divididos igualmente entre União e Estado.
Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente a ligação entre Santos e Guarujá por balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com o túnel, a travessia deverá ser feita em poucos minutos, reduzindo filas e ampliando a eficiência logística do Porto de Santos.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos. O projeto inclui três faixas de rolamento por sentido, sendo uma destinada ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de passagem para pedestres e ciclistas.
A concessão terá validade de 30 anos, e a previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2025.
Hamas exibe vídeo de dois reféns israelenses em Gaza
Guy Gilboa-Dalal e Alon Ohel aparecem debilitados
Circuito Litoral Norte promove famtour durante Abeta Summit
Profissionais de turismo conheceram atrativos da região
Câmara de São José homenageia Farma Conde
Solenidade também homenageou profissionais de educação física
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.