O número de casos descartados de intoxicação por metanol no estado de São Paulo aumentou de 246 para 339 nesta quarta-feira (15), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. O crescimento é resultado do avanço na testagem e na análise epidemiológica, que eliminou 93 suspeitas. Ao todo, São Paulo contabiliza 33 casos confirmados, 57 em investigação e seis mortes registradas.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Para coordenar as ações de enfrentamento, o Governo do Estado mantém um gabinete de crise ativo, que reúne órgãos de saúde, segurança e defesa do consumidor.
Ações de fiscalização e apreensão
Nesta quarta, a Polícia Civil destruiu mais de 100 mil garrafas apreendidas em um galpão clandestino na zona leste da capital. O material — cerca de 7 toneladas de vidro — foi encaminhado para uma empresa de reciclagem, onde passou por pesagem, quebra, mistura com outras cargas recicláveis e posterior derretimento em forno industrial a 1.400 °C, permitindo reaproveitamento total.
A operação integra a força-tarefa criada para combater a adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas no estado. Desde o início das ações, 58 pessoas foram presas.
Fiscalizações e interdições
Entre segunda (13) e terça (14), o Procon estadual fiscalizou 11 estabelecimentos. Nenhuma irregularidade foi encontrada nas bebidas comercializadas, mas sete locais apresentaram infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Desde o início das operações, 15 estabelecimentos foram interditados cautelarmente por irregularidades nas vendas, e outros 15 tiveram as inscrições estaduais suspensas.
Números atualizados do gabinete de crise
Casos de intoxicação:
90 casos no total
57 em investigação (incluindo um óbito em São Paulo, homem de 50 anos)
33 confirmados, com 6 mortes (três homens de 54, 46 e 45 anos — São Paulo; uma mulher de 30 anos — São Bernardo do Campo; um homem de 23 anos — Osasco; um homem de 37 anos — Jundiaí)
339 casos descartados
Apreensões:
Mais de 21,4 mil garrafas desde 29/9 (71,4 mil ao longo de 2025)
105,2 mil insumos
480 mil rótulos desde 29/9 (15 milhões no ano)
121,8 mil vasilhames vazios
15 barris
Prisões: 57 pessoas presas, sendo 36 desde 29/9
Interdições: 15 estabelecimentos interditados cautelarmente
As autoridades reforçam a importância de adquirir bebidas apenas em estabelecimentos regulares e com procedência comprovada, além de denunciar suspeitas de adulteração para os órgãos competentes.
São José abre consulta pública sobre concessão do Augusto Ruschi
Está previsto o investimento privado de R$ 5,5 milhões em 2 anos
Ibovespa termina em alta com mercado atento aos EUA e China
Bolsa retoma patamar dos 142 mil pontos pressionada por vencimento de opções
Embraer faz reunião com autoridades para regulamentação do carro voador
Encontro discute marco legal para veículos aéreos urbanos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.