O estado de São Paulo alcançou a marca de 57 pessoas presas neste ano por venda irregular de bebidas alcoólicas, segundo balanço divulgado pelo Governo do Estado. Somente nesta terça-feira (14), seis pessoas foram detidas pela Polícia Civil durante ações que investigam a adulteração e falsificação de bebidas com metanol.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
As prisões ocorreram no âmbito da Operação Poison Source – Fonte do Veneno, deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e conduzida pela 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar.
A operação contou com cerca de 150 policiais civis e cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em endereços localizados na capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. Um dos presos também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.
A ofensiva policial faz parte das ações coordenadas pelo gabinete de crise do Governo de São Paulo, que reúne secretarias estaduais e vigilâncias sanitárias municipais para enfrentar o avanço dos casos de intoxicação por metanol. Entre as medidas, estão a interdição cautelar de estabelecimentos suspeitos e o recolhimento de garrafas para perícia.
Situação atual dos casos de intoxicação
De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) divulgado na segunda-feira (13), foram contabilizados:
128 casos no total
28 casos confirmados, com 5 óbitos
100 casos em investigação, incluindo três mortes suspeitas
246 casos descartados
Os óbitos confirmados envolvem três homens de 54, 46 e 45 anos, moradores da capital; uma mulher de 30 anos, de São Bernardo do Campo; e um homem de 23 anos, de Osasco.
Apreensões e fiscalizações
Desde 29 de setembro, a força-tarefa apreendeu mais de 21,4 mil garrafas, 105,2 mil insumos, 480 mil rótulos, além de 121,8 mil vasilhames vazios e 15 barris. Ao longo de 2025, o total ultrapassa 71 mil garrafas e 15 milhões de rótulos apreendidos.
O Procon-SP também fiscalizou seis estabelecimentos em Santos e São José dos Campos. Três deles apresentaram irregularidades, embora não relacionadas à venda de bebidas adulteradas.
Segundo o governo estadual, os balanços dos casos e das ações serão divulgados semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras, reforçando o monitoramento permanente para conter a rede criminosa e proteger a população.
Mais 6 países garantem vaga na Copa do Mundo de 2026
Total sobe para 28 seleções
MEC anuncia 6,7 mil novos cargos para universidades federais
Medida autoriza 1.200 vagas para professores efetivos
Jacareí recebe Selo Programa Bicicleta Brasil
Premiação é devido a ampliação de ciclovias de 3 km para 50 km
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.