A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) amplia, a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe nos 645 municípios do estado para toda a população acima dos 6 meses de idade. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado de São Paulo.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Neste ano, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Diante disso, a vacinação teve início para os grupos prioritários, que englobavam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Até a última quinta-feira (15), a cobertura vacinal contra a doença era de 24,41% no público-alvo, em todo o estado de São Paulo. Dados da Pasta mostram, ainda, que o Dia D de vacinação contra a gripe, promovido no dia 10 de maio, aumentou em até três pontos percentuais a cobertura da vacina contra gripe.
A SES-SP reforça que os grupos prioritários — formados por gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes, entre outras) — devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.
Onde tomar a vacina contra gripe?
Quem ainda não tomou a vacina contra influenza este ano pode procurar o imunizante nas unidades de saúde.
Vale lembrar que as estratégias de vacinação também são de responsabilidade dos municípios. Por isso, a população pode acessar o site das prefeituras ou procurar uma unidade de saúde para mais informações.
Aumento na cobertura vacinal do calendário básico
Em 2024, três imunizantes superaram a meta de cobertura vacinal no estado, quando comparado com 2022. A cobertura da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi de 79,9% para 90,3%. No caso da vacina contra rotavírus, a cobertura foi de 89,5% para 90,2%. Já a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, aumentou de 92,5% para 98,7%.
Itália aprova lei que restringe cidadania a descendentes nascidos no exterior
Nova legislação pode afetar milhares de brasileiros
SJC: Qualifica SP oferece cursos profissionalizantes gratuitos
Inscrições estão abertas até 22 de maio
Taubaté: Prefeitura e servidores seguem com impasse sobre adicionais
Governo Sérgio Victor tenta mudar regras
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.