Estado de São Paulo

Sindicato dos Delegados reclama de reajuste proposto por Tarcísio de Freitas

Percentual seria insuficiente para recompor inflação

Escrito por Meon

05 MAI 2025 - 15H58 (Atualizada em 05 MAI 2025 - 16H08)

Divulgação

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) lamentou o reajuste salarial de 5% anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo a entidade, o percentual é insuficiente para recompor a inflação acumulada nos últimos dois anos, em torno de 10%: 4,62%, em 2023, e 4,83%, em 2024. O índice gerou muitas manifestações negativas por parte da categoria nas redes sociais.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

O último reajuste concedido por Tarcísio, de 20%, em média, ocorreu em 2023. De acordo com o Sindicato, em março de 2024, data-base da classe, não houve correção das perdas inflacionárias - mesma situação que se repetiu em março de 2025.

A presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares, chama a atenção para a frustração dos policiais civis. “O percentual ficou aquém das expectativas e gerou muita indignação da classe, cujos vencimentos têm sofrido expressiva perda no poder de compra. Com esses 5%, não conseguimos subir sequer uma posição no Ranking Nacional dos Salários dos Delegados. Continuamos no vergonhoso 24º lugar, embora São Paulo seja o estado mais rico do Brasil”, disse a delegada.

O Sindicato ainda alerta para o déficit de quase 15 mil servidores na Polícia Civil. "Muitos delegados se desestimulam com os baixos salários e buscam oportunidades em outros estados, por conta de melhor remuneração. A valorização da Polícia Civil de São Paulo é indispensável para impedir a evasão, motivar os profissionais e aliviar a sobrecarga de trabalho atual”, garante a delegada.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI 

Lei Orgânica

A expectativa, agora, segundo Jaqueline, é que a distorção salarial possa ser corrigida no projeto da nova Lei Orgânica da Polícia Civil, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp):

“Há uma certa tensão sobre o que pode vir no projeto, até porque os policiais esperavam mais desses quase três anos de governo. Contamos com que o governador reveja sua posição e proponha um sistema remuneratório justo, capaz de resgatar a dignidade dos delegados de Polícia e que reconheça a relevância e a complexidade das atribuições desses valorosos profissionais”, enfatiza Jacqueline Valadares.

+ Leia mais notícias do Estado de SP




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.