Estado de São Paulo

SP amplia ações para preservar níveis dos reservatórios

Arsesp adota medidas para controlar a retirada de água

Escrito por Meon

26 AGO 2025 - 11H30 (Atualizada em 26 AGO 2025 - 12H47)

Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, (25), a ampliação das medidas de prevenção contra a escassez hídrica com o objetivo de preservar os níveis dos reservatórios paulistas.

Atendendo à recomendação da concessionária SP Águas, a agência reguladora Arsesp instaurou um regime de contingência que autoriza, na Região Metropolitana de São Paulo, uma redução temporária da pressão na rede de água durante a madrugada — por um período de oito horas — medida que pode resultar em economia de até 4 m³ por segundo.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O modelo de “gestão da demanda noturna”, conforme explicado pelo diretor-presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes, é adotado justamente no período de menor consumo, com impacto reduzido para a população e com potencial significativo na redução de perdas por vazamentos ou rompimentos na rede.

Essa ação faz parte de um trabalho integrado de monitoramento e prevenção coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e pela Defesa Civil, por meio do Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Segundo dados da SP Águas, o volume útil dos reservatórios do Sistema Integrado Metropolitano encontra-se em 39,2 %, nível classificado como de atenção — caso chegue entre 30 % e 20 %, será decretado estágio crítico, e abaixo de 20 %, situação de emergência hídrica.

A secretária Natália Resende reforçou que essas ações são parte integrante dos programas “São Paulo Sempre Alerta” e do Plano de Adaptação e Resiliência Climática, ambos voltados ao fortalecimento da capacidade de resposta do Estado diante de eventos climáticos extremos.

Além das medidas técnicas, o governo estadual anunciou o lançamento de uma campanha de conscientização voltada à população, com orientações práticas como conserto rápido de vazamentos, uso eficiente de chuveiros e aproveitamento total da capacidade das máquinas de lavar, com o intuito de estimular a economia de água em residências.

Com isso, o Estado busca antecipar respostas diante da estiagem e mobilizar a sociedade no enfrentamento conjunto da crise hídrica.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.