Noticias

Imagem de Marielle Franco e monumento em homenagem a Marighella amanhecem vandalizados em São Paulo

Muro com foto da vereadora carioca assassinada em 2018 apareceu rasurada com a frase “viva Borba Gato”

Escrito por Gabriel Campoy

30 JUL 2021 - 20H07 (Atualizada em 30 JUL 2021 - 20H44)

Arquivo Pessoal / Tiago Theodoro

Uma imagem que homenageia a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), assassinada em 2018, amanheceu vandalizada na manhã desta sexta-feira (30) em São Paulo.

O muro estilizado com uma foto da política foi borrado de tinta vermelha e recebeu uma pichação com a frase “viva Borba Gato”. Suspeita-se de que o ato seja retaliação ao incêndio da estátua do bandeirante paulista incendiada no último sábado (24).

Diversos ativistas e políticos se manifestaram via redes sociais em represália ao ataque à imagem de Marielle Franco. O perfil do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) afirmou em post no Twitter que os responsáveis pelo ato são “canalhas” e “escória”.

Monumento a Carlos Marighella amanhece coberto de tinta vermelha

Na mesma manhã, a pedra em homenagem ao ex-guerrilheiro Carlos Marighella na alameda Casa Branca, nos Jardins, zona oeste de São Paulo, também apareceu vandalizada. O monumento estava coberto por tinta vermelha.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Pedra em homenagem a Marighella


A pedra em memória a Marighella foi instalada no local em 1999, durante ato que marcou os 30 anos do assassinato do líder comunista que pregava a luta armada em enfrentamento à ditadura militar.

O monumento, uma pedra de granito bruto, tem gravado a frase “Aqui tombou Carlos Marighella em 4/11/69, assassinado pela ditadura militar – São Paulo, 4 de novembro de 1999”.

Assim como o ato de vandalismo contra a imagem da vereadora Marielle Franco, as autoridades também suspeitam que a ação contra o monumento seja uma espécie de retaliação ao incêndio na estátua de Borba Gato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.