Em seis meses de operação, PIX ultrapassa DOC, TED e boleto bancário
Novo meio de pagamento criado pelo Banco Central, em novembro de 2020, se consolidou no país e 45% de brasileiros fazem uso do serviço

Em apenas seis meses de operação, a utilização do PIX - o serviço brasileiro de pagamentos instantâneos - já supera as ferramentas mais tradicionais de pagamentos, como DOC (Documento de Crédito), TED (Transferência Eletrônica Disponível) e boleto bancário. Desde o seu lançamento em novembro de 2020, cerca de 75 milhões de pessoas já fizeram uso do serviço para pagar ou receber. Ou seja, 45% da população brasileira adulta.
As transações realizadas pelo PIX (1,547 bilhões) já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 1,109 trilhões. De acordo com dados do BC (Banco Central), existem mais de 242 milhões de chaves PIX cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.
O diretor-presidente do Sicoob Cressem Tiago Teixeira afirma que o sucesso da ferramenta se dá principalmente por sua democratização. “É um instrumento ágil que pode ser usado nas mais diversas situações do dia a dia. Além disso, a sua praticidade ajuda a alavancar a competitividade do mercado”, pontuou Teixeira.
Sistema Financeiro
Segundo o BC, o pagamento para empresas está com uma taxa média de crescimento bastante acelerada, em 57,5% ao mês. Em comparação a outros sistemas de pagamentos instantâneos no mundo, o PIX figura entre os que tiveram adoção mais rápida.

ACI de São José promove sabatinas com candidatos ao governo de SP
Projeto “São Paulo em Debate” começa na próxima quinta (7), com Tarcísio de Freitas (Republicanos), e é gratuito ao público

Full Moon Jazz tem 1ª edição no Urbanova, em São José
Noite de jazz e boa gastronomia está marcada para 13 de julho, a partir das 19h, no Espaço Acqua Eventos

Maior evento de jogos da América Latina, BGS está de volta em SP
Brasil Game Show será realizado de 6 a 12 de outubro, no Expo Center Norte
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.