Ilhabela será novamente palco de um dos maiores eventos náuticos do país. Entre os dias 13 e 18 de outubro de 2025, a cidade sedia a XIII Copa Brasil de Vela, reunindo as principais classes olímpicas e de base da modalidade. O evento integra também a XI Copa Brasil de Vela Jovem e o Campeonato Brasileiro Interclubes, com disputas válidas como Campeonato Brasileiro da Classe 470 e Campeonato Sudeste da Classe Finn.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” e a Federação de Vela do Estado de São Paulo. Esta será a quinta vez que Ilhabela recebe a Copa Brasil de Vela, consolidando ainda mais seu título de Capital Nacional da Vela.
Cerca de 100 barcos devem participar das regatas, que terão como sede oficial a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” e serão disputadas no Canal de São Sebastião. O evento reunirá atletas de diversas regiões do Brasil e terá importância estratégica para a base da modalidade, pois será a última etapa classificatória para o Mundial da Juventude de 2025, programado para dezembro, em Portugal.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância do evento para a cidade. “O esporte da vela faz parte da identidade de Ilhabela e é sempre uma honra receber grandes competições como a Copa Brasil de Vela. Ter cerca de 100 barcos competindo em nossas águas, com atletas de todo o país, reforça nosso título de Capital Nacional da Vela e movimenta a economia local. Além disso, sediar a última etapa classificatória para o Mundial da Juventude de 2025 nos enche de orgulho, pois mostra que Ilhabela é também celeiro de novos talentos da modalidade”.
Estão previstas provas para classes como ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Dingue, Finn e 470, além da participação da base juvenil com Optimist, 420 e 29er.
Para Marco Aurélio de Sá Ribeiro, CEO da CBVela, a realização em Ilhabela fortalece o desenvolvimento do esporte. “Como a Capital da Vela, Ilhabela consolidou sua posição como centro de desenvolvimento do alto rendimento com as sucessivas edições da Copa Brasil de Vela, sempre com o apoio da gestão do prefeito Toninho Colucci. A Copa do Brasil deste ano é um evento do Campeonato Brasileiro Interclubes e decisivo para a formação da equipe que irá representar o Brasil no Mundial da Juventude em Vila Moura, no mês de dezembro”.
O presidente da CBVela, Daniel Azevedo, reforçou o caráter estratégico da competição. “A Copa Brasil de Vela 2025, realizada na Capital da Vela, Ilhabela, representa muito mais do que uma competição: é o encontro dos nossos talentos com o futuro do esporte. Este será o último evento classificatório para o Mundial da Juventude e também um momento de observação das classes olímpicas, reafirmando o compromisso da Confederação Brasileira de Vela em formar atletas preparados para representar o Brasil no cenário internacional”.
Sustentabilidade
O evento está registrado no programa internacional Clean Regattas, da organização Sailors For The Seas, adotado pela Federação Internacional de Vela, a World Sailing, e pela CBVela. A proposta envolve o combate à poluição plástica, a redução e neutralização de emissões de carbono, a conscientização sobre a biodiversidade local e o envolvimento de organizações locais, dentre outras iniciativas. Para implementar as ações, a CBVela atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Centro de Triagem "Nega Malu" e o VIVA Instituto Verde Azul. Pesquisadoras do VIVA irão oferecer orientações aos participantes sobre as baleias, golfinhos e demais espécies de mamíferos aquáticos que vivem na região.
Morador de Jacareí morre afogado em praia de Caraguá
Tragédia aconteceu na tarde deste sábado (8) na Martim de Sá
Marcos Pontes, formado pelo ITA, recebe premio #BrazilsBest Peace Award
Homenagem contou com a presença de 70 astronautas
São José realiza mais um Conexão Juventude neste domingo (9)
Evento gratuito acontece na zona sul a partir das 13h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.