RMVale

Sabesp realiza testes em bairros da zona sul de São José

Será usada fumaça contra o esgoto irregular

Escrito por Meon

12 OUT 2025 - 12H04

Divulgação

A Sabesp realiza, a partir de segunda-feira (13), nos bairros Bosque dos Ipês e Residencial União, na região sul de São José dos Campos, uma nova etapa de testes e inspeções com fumaça em poços de visita (bueiros) de diversas ruas.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A ação tem como objetivo identificar ligações irregulares de água pluvial na rede de esgoto, uma prática que pode causar sobrecarga no sistema e resultar em extravasamentos e transtornos à população, especialmente em dias de chuva intensa. É uma iniciativa que complementa os testes com corante já realizados pela Companhia.

O procedimento é simples e seguro: uma fumaça inofensiva à saúde é inserida nos poços de visita, podendo surgir em ralos, calhas, pias, tanques ou caixas de inspeção. A aparição da fumaça nesses pontos pode indicar ligações indevidas, como o direcionamento da água da chuva para a rede de esgoto, que deveria receber apenas esgoto doméstico.

Além disso, os técnicos da Sabesp aplicam um corante atóxico diretamente em pias, vasos sanitários e caixas de inspeção, permitindo o rastreamento do fluxo da água colorida nas redes e facilitando o diagnóstico de falhas nas tubulações internas das residências.

"Nosso objetivo com esses testes é identificar e corrigir ligações que podem parecer inofensivas, mas que, durante chuvas fortes, comprometem toda a operação do sistema de esgotamento sanitário, podendo causar danos nas ruas e até retorno de esgoto em imóveis", explica Gabriela Clé de Azeredo, gerente regional da Sabesp no Vale do Paraíba.

Durante a ação, equipes técnicas da Sabesp percorrerão ruas, garagens e quintais, acompanhando a dispersão da fumaça e orientando os moradores. Caso a fumaça seja percebida dentro das residências, os moradores devem avisar imediatamente os profissionais identificados da Companhia, que estarão no local.

"Essa é uma medida preventiva que integra nosso compromisso com a eficiência dos sistemas de esgoto e com a qualidade de vida da população. Evitar o despejo indevido de água da chuva na rede coletora é essencial para manter a cidade funcionando bem, principalmente em períodos de temporais", destaca Fábio Nakano, gerente de Operação de Esgotos da Sabesp no Vale do Paraíba.

A presença da Sabesp nos bairros também é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de manter separadas as redes de águas pluviais e de esgoto doméstico.

"A ação mostra o quanto a tecnologia e a atuação em campo andam juntas para melhorar os serviços prestados. Estamos atuando de forma cada vez mais proativa, com foco em evitar problemas antes que eles se tornem transtornos para a população", afirma Emerson José dos Santos, diretor regional da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

As ações fazem parte da rotina de manutenção preventiva da Sabesp na cidade e seguem os padrões técnicos e ambientais de segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.