A última semana foi uma vivência entre a telinha do cinema e o picadeiro para estudantes de 28 escolas da Rede Municipal de Ubatuba. A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, de 30 de junho a 4 de julho, a edição 2025 da Semana de Arte, culminando em mais de 60 apresentações e cerca de 1.500 participantes pelo palco ao longo da programação.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Após a abertura, que aconteceu na segunda-feira, 30, o evento contou com apresentações das escolas, além de atrações convidadas como a banda Brasil 70, com repertório voltado ao universo das animações, e o grupo circense Sankofa Coletiva, que apresentou um número inspirado no curta “O Menino e o Mundo”.
Neste ano, a Semana de Arte também trouxe novas atividades: números de circo foram realizados na Praça Exaltação da Santa Cruz, enquanto as crianças aguardavam os ônibus, e professores participaram de rodas de conversa formativas durante todas as tardes. “Foi maravilhoso, isso trouxe um ganho em termos de formação e preparação dos professores”, comemorou a coordenadora de Arte da SME, Adriana Dias.
Uma das atrações de destaque na abertura do evento foi a atuação conjunta de um bloco de carnaval e a Lira Padre Anchieta. “Isso trouxe uma mistura bonita – do clássico junto com popular – que encantou todo mundo. As pessoas aplaudiram em pé por mais de cinco minutos”, acrescentou.
Além da comunidade escolar de Ubatuba, o evento recebeu a visita de representantes das cidades de Paraty, São Luís do Paraitinga, Caraguatatuba e São Sebastião, interessados em acompanhar e conhecer o formato da iniciativa. “O que dá para dizer é que o evento só vem crescendo”, destacou a coordenadora.
Promover o encantamento
Alguns educadores destacaram o impacto da iniciativa tanto na formação dos profissionais quanto na vivência cultural dos estudantes. Para muitos alunos, foi a primeira experiência dentro de um teatro — tanto como plateia quanto como artistas.
“As formações foram incríveis, maravilhosas, muito estimulantes para mim, que já me sentia cansada. Passei pelas ‘Portas da percepção’ e me senti revigorada. O artista necessita de arte para viver, e as crianças também atravessaram este portal e não serão mais as mesmas depois desta experiência artística”, pontuou a professora da EM Anchieta, Thereza Godoy.
“Os alunos da Maestro Pedro ficaram encantados com todas as apresentações, cantaram, dançaram, a emoção tomou conta. As apresentações foram lindíssimas. Essa foi a primeira vez em um Teatro para muitos dos meus alunos e a primeira vez que apresentaram no palco de um teatro”, compartilhou a professora da EM Maestro Pedro, Núbia Barbosa de Paula.
A Semana de Arte é promovida anualmente pela coordenação de Arte da SME e busca estimular a criação, o protagonismo e o acesso à cultura entre crianças e educadores da Rede Municipal.
BRICS desafia hegemonia ocidental com nova configuração global
Bloco ganha novos membros
Anvisa proíbe venda de azeite Vale dos Vinhedos por irregularidades
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União
Enchentes no Texas causam mais de 100 mortes
Busca por sobreviventes se torna cada vez mais difícil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.