Litoral Norte

Tubarão-mangona é resgatado debilitado em Ubatuba

Espécie é ameaçada de extinção e estava no Itaguá

Escrito por Meon

09 OUT 2025 - 14H16

Argonauta

Uma visita inesperada movimentou o litoral norte paulista na manhã desta quinta-feira (9). Equipes do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba realizaram o resgate de um tubarão-mangona (Carcharias taurus), também conhecido como tubarão-touro, encontrado debilitado próximo ao Cais do Porto, no Itaguá.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

O animal, um macho jovem, pertence a uma espécie considerada ameaçada de extinção devido à pesca excessiva e predatória nas últimas décadas. O tubarão foi encaminhado para o Aquário de Ubatuba, que conta com estrutura especializada e equipe técnica para a reabilitação de animais marinhos.

No setor de quarentena, veterinários e biólogos trabalham para estabilizar o estado de saúde do animal e monitorar suas condições. Segundo os especialistas, a baixa oxigenação resultante de uma provável interação com redes de pesca comprometeu o organismo do tubarão, reduzindo suas chances de recuperação.

Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, destacou os esforços concentrados na reabilitação do animal.

“Estamos fazendo tudo o que é possível para oferecer as melhores condições de recuperação ao animal”, afirmou.

O caso reforça a importância da conservação marinha e do combate à pesca predatória, que ameaça populações de tubarões e outras espécies essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.