Uma visita inesperada movimentou o litoral norte paulista na manhã desta quinta-feira (9). Equipes do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba realizaram o resgate de um tubarão-mangona (Carcharias taurus), também conhecido como tubarão-touro, encontrado debilitado próximo ao Cais do Porto, no Itaguá.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O animal, um macho jovem, pertence a uma espécie considerada ameaçada de extinção devido à pesca excessiva e predatória nas últimas décadas. O tubarão foi encaminhado para o Aquário de Ubatuba, que conta com estrutura especializada e equipe técnica para a reabilitação de animais marinhos.
No setor de quarentena, veterinários e biólogos trabalham para estabilizar o estado de saúde do animal e monitorar suas condições. Segundo os especialistas, a baixa oxigenação resultante de uma provável interação com redes de pesca comprometeu o organismo do tubarão, reduzindo suas chances de recuperação.
Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, destacou os esforços concentrados na reabilitação do animal.
“Estamos fazendo tudo o que é possível para oferecer as melhores condições de recuperação ao animal”, afirmou.
O caso reforça a importância da conservação marinha e do combate à pesca predatória, que ameaça populações de tubarões e outras espécies essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros.
Motociclista morre após acidente em Guará
Homem tinha 21 anos
Acidente com caminhão de bebidas deixa uma pessoa morta em São Sebastião
Tragédia aconteceu no início da tarde deste sábado (18) na Rio-Santos
Falso médico pagou R$ 5 mil por corpo de indigente
Homem foi condenado por homicídio e exercício ilegal da medicina
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.