A cidade de Ubatuba já contabilizou 5.544 casos notificados de dengue até esta segunda-feira (30). Deste total, 386 foram confirmados por critério clínico-epidemiológico e 351 por exame laboratorial — considerando tanto casos autóctones quanto importados. Além disso, 4.508 casos foram descartados após análise. Os bairros com maior número de suspeitas da doença são Estufa II, Centro, Perequê-Açu, Ipiranguinha e Taquaral.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Vigilância em Saúde está priorizando ações para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Uma das medidas é a implantação de armadilhas de monitoramento mais modernas, que permitem identificar precocemente a presença do vetor e direcionar as visitas domiciliares para áreas de maior risco.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
“Agora temos uma super novidade: espalhamos as armadilhas para fazer um monitoramento inteligente e nortear nossas ações do município. É uma armadilha que captura o inseto. A gente faz a coleta manualmente. No interior da armadilha há um cartão que cola o inseto, que será enviado ao laboratório para identificação do sorotipo circulante”, explicou Jorge Dantas, coordenador do setor de Endemias.
A prefeitura também reforçou a importância da participação da população na eliminação de recipientes que possam acumular água parada — ação que tem impacto direto na interrupção do ciclo de reprodução do mosquito. A aplicação do “fumacê” continua sendo feita, especialmente nas regiões com casos confirmados de dengue e chikungunya, mas a administração alerta que a nebulização atinge apenas os mosquitos adultos, não afetando ovos e larvas.
“Se não eliminar o criadouro, o ciclo da reprodução do mosquito permanece. Por isso, a gente vai de casa em casa orientando os moradores”, acrescentou Dantas.
Outras iniciativas incluem palestras lúdicas em escolas para conscientização de crianças e professores, além de trabalhos contínuos junto às comunidades tradicionais. A vacina contra a dengue segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde para jovens entre 10 e 14 anos.
A população pode colaborar mantendo quintais limpos, descartando corretamente materiais e denunciando possíveis focos do mosquito por meio do site da prefeitura (clique aqui) ou pelo telefone (12) 3832-3810.
Real Madrid bate Juventus e garante vaga nas quartas do Mundial de Clubes
Gol de Gonzalo García classificou os merengues
Trump ameaça deportar Elon Musk
Mandatário americano também pode rever benefícios das empresas do sul-africano
Ortiz Junior perde mandato na Alesp por infidelidade partidária
TRE-SP decidiu cassar o deputado estadual por 4 votos a 3
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.