A China anunciou que realiza exercícios militares com a Rússia no sul do seu território nesta sexta-feira (12), um dia após a reunião de cúpula da Otan na qual o Japão alertou para a aproximação entre Moscou e Pequim.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Os chamados "Joint Sea-2024" começaram "no início de julho" e continuarão até meados deste mês, indicou o Ministério da Defesa chinês. As manobras, marítimas e aéreas, são realizadas em torno de Zhanjiang, cidade da província de Guangdong.
Segundo o ministério, os exercícios "demonstram a determinação e capacidades de ambas as partes para enfrentar" "ameaças à segurança marítima e preservar a paz e estabilidade global e regional".
O anúncio de Pequim coincide com o fim da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Washington, na qual os aliados reafirmaram na quinta-feira seu apoio à Ucrânia contra a invasão russa.
Tanto a China como a Rússia, que se reaproximaram nos últimos anos, mantêm relações hostis com a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.
Os líderes da Otan expressaram preocupação com a ajuda da China à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia. Em resposta, Pequim pediu à aliança que pare de incitar confrontos entre blocos.
O Japão destacou nesta sexta-feira que as atividades militares conjuntas da China e da Rússia perto do seu território levantam preocupações com a sua "segurança nacional".
São José recebe Festival de Teatro com programação diversificada
Evento acontece dos dias 26 a 28 de setembro
Disputa pela anistia trava propostas econômicas no Congresso
Isenção do Imposto de Renda estão entre as pautas paralisadas
Amazônia perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa em 40 anos
Estudo alerta que o bioma está perto do “ponto de não retorno”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.