Mundo

Cientistas descobrem imenso aquífero de água doce nos EUA

Expedição internacional

Escrito por Meon

11 SET 2025 - 12H47

Reprodução

Há milhares de anos, quando geleiras derreteram e o nível dos oceanos subiu na região que hoje corresponde ao nordeste dos Estados Unidos, um segredo permaneceu guardado sob o leito marinho: água doce.

Quase 50 anos atrás, pesquisadores norte-americanos já haviam encontrado indícios do recurso em perfurações para exploração de petróleo. Neste ano, uma expedição internacional inédita confirmou a dimensão do achado. Cientistas perfuraram o fundo do mar ao largo de Cape Cod, em Massachusetts, e coletaram milhares de amostras de um aquífero subterrâneo que pode se estender de Nova Jersey até o estado do Maine.

Uma reserva estratégica

Segundo os pesquisadores, o aquífero poderia abastecer uma cidade do porte de Nova York por cerca de 800 anos. A missão, batizada de Expedition 501, durou três meses, custou US$ 25 milhões e envolveu cientistas de mais de dez países. “Precisamos olhar para todas as possibilidades que temos para encontrar mais água para a sociedade”, explicou Brandon Dugan, co-chefe científico da missão e pesquisador da Colorado School of Mines.

Agora, as amostras — cerca de 50 mil litros — serão analisadas em laboratórios pelo mundo para identificar a origem da água, que pode ter relação com o derretimento de geleiras ou com sistemas subterrâneos ligados ao continente.

Escassez global

O desafio é transformar a descoberta em recurso utilizável sem causar danos ambientais. Questões como extração, transporte e até mesmo quem teria direito sobre essa água estão em aberto. A busca se torna urgente diante da projeção da ONU de que, em apenas cinco anos, a demanda global por água doce deve superar a oferta em 40%.

Enquanto isso, cidades como Cidade do Cabo (África do Sul) e regiões como o Havaí e a Indonésia já enfrentam estresse hídrico. A descoberta de aquíferos submarinos, portanto, pode representar uma alternativa estratégica para enfrentar um dos maiores problemas do século.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.