Mundo

Ex-ministro dos Transportes da Rússia é encontrado morto após ser demitido por Putin

Roman Starovoit foi encontrado com ferimento por arma de fogo

Escrito por Meon

07 JUL 2025 - 17H00

O ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, foi encontrado morto nesta segunda-feira (7), segundo informou o Comitê de Investigações da Rússia. De acordo com as autoridades, o corpo apresentava um ferimento causado por arma de fogo, aparentemente autoinfligido.

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

A morte de Starovoit ocorreu poucas horas após sua exoneração, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin. A causa da demissão não foi revelada. No lugar dele, o vice-ministro Andrei Nikitin foi nomeado como novo titular da pasta.

O Comitê de Investigações da Rússia informou que está conduzindo apurações para esclarecer as circunstâncias da morte. Até o momento, não foi divulgada uma data precisa para o óbito.

Receba as notícias do dia - clique AQUI

Roman Starovoit havia assumido o Ministério dos Transportes em maio de 2024, após atuar por quase nove anos como governador da região de Kursk. A região foi alvo de uma ofensiva surpresa da Ucrânia em agosto de 2024, quando tropas ucranianas chegaram a ocupar parte do território. Embora as forças russas tenham retomado o controle, Kiev afirmou recentemente que ainda mantém presença em áreas da fronteira.

O sucessor de Starovoit no governo de Kursk, Aleksey Smirnov, ficou pouco tempo no cargo. Ele foi preso em abril sob acusação de desvio de verbas destinadas à construção de fortificações na fronteira com a Ucrânia. Segundo o portal russo Kommersant, Starovoit também seria indiciado no mesmo caso.

Não há confirmação oficial sobre o momento exato da morte do ex-ministro. Andrei Kartapolov, chefe do Comitê de Defesa da Duma (câmara baixa do Parlamento russo), disse à rede RTVI que o óbito teria ocorrido “já há algum tempo”.

Mais cedo, antes mesmo do anúncio da morte, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi questionado por repórteres sobre se a demissão de Starovoit indicava uma perda de confiança por parte de Putin. "A perda de confiança é mencionada se existe uma perda de confiança. Essa expressão não foi usada [no decreto do Kremlin]", respondeu.

Leia mais notícias do Mundo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.