O Exército de Israel confirmou nesta terça-feira (14) a identificação dos corpos de quatro reféns entregues pelo grupo terrorista Hamas como parte do acordo de cessar-fogo firmado para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. As vítimas foram identificadas como Guy Iluz, israelense, e Bipin Joshi, cidadão nepalês; os outros dois ainda não tiveram seus nomes divulgados.
Segundo as autoridades israelenses, as famílias foram informadas após a conclusão de exames de identificação forense. Os corpos foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha, que mediou a devolução a Israel na segunda-feira (13). Ainda há 24 corpos de reféns desaparecidos desde o ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, quando o grupo invadiu o sul de Israel, matou mais de 1.200 pessoas e sequestrou 251 civis.
De acordo com o Exército israelense, Guy Iluz, de 26 anos, foi sequestrado ferido durante o ataque e morreu em cativeiro por falta de tratamento médico. Já Bipin Joshi, estudante de agricultura de 23 anos, foi sequestrado de um abrigo no Kibutz Alumim e teria sido assassinado nos primeiros meses da guerra. As causas oficiais das mortes ainda estão sendo analisadas pelas autoridades forenses de Israel.
O ministro da Defesa, Israel Katz, acusou o Hamas de violar o acordo de paz ao reter deliberadamente os corpos de reféns mortos, impedindo que as famílias recebam um enterro digno. Em nota, o Exército declarou:
“O Hamas deve cumprir sua parte no acordo e devolver todos os reféns às suas famílias.”
A Cruz Vermelha afirmou que enfrenta “grandes dificuldades” para localizar corpos sob os escombros de Gaza, o que pode atrasar novas entregas.
O acordo de cessar-fogo, mediado por Donald Trump e assinado por líderes internacionais na segunda-feira (13), marcou oficialmente o fim da guerra entre Israel e Hamas. Em seu pronunciamento, Trump declarou:
“Trouxemos paz ao Oriente Médio e fizemos o que muitos achavam impossível.”
A ONU informou nesta terça que países árabes, europeus, os Estados Unidos e o Canadá já demonstraram interesse em financiar a reconstrução de Gaza, com custo estimado em US$ 70 bilhões (cerca de R$ 382,6 bilhões).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Morador de Jacareí morre afogado em praia de Caraguá
Tragédia aconteceu na tarde deste sábado (8) na Martim de Sá
Marcos Pontes, formado pelo ITA, recebe premio #BrazilsBest Peace Award
Homenagem contou com a presença de 70 astronautas
São José realiza mais um Conexão Juventude neste domingo (9)
Evento gratuito acontece na zona sul a partir das 13h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.