Três gigantes europeias do setor aeroespacial - Airbus, Thales e Leonardo - anunciaram nesta quinta-feira (23) a fusão de suas operações de satélites. A iniciativa visa criar uma potência espacial capaz de competir com o sistema Starlink, de Elon Musk, e com o Projeto Kuiper, da Amazon.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
O movimento se alinha ao projeto Iris2 da União Europeia, que prevê uma constelação de aproximadamente 300 satélites para comunicações seguras até 2030. As empresas destacaram que o objetivo é "reforçar a autonomia estratégica da Europa no espaço", setor considerado essencial para telecomunicações, segurança nacional e pesquisa científica.
Paralelamente, a Thales anunciou contrato inicial de 100 milhões de euros (cerca de R$ 625 milhões) com operadores de satélites para o Iris2, acordo que permitirá à empresa suspender cortes de empregos planejados em sua divisão espacial.
São José dos Campos ativa equipes de zeladoria 24h no CSI
Iniciativa visa agilizar resposta a ocorrências urbanas
Hotel Urupema é implodido em São José dos Campos
Operação inédita contou com drones e 50 kg de explosivos
SJC: PAT oferece 513 vagas de emprego nesta segunda-feira (17)
Veja como concorrer às vagas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.