Mundo

ONU convoca reunião de emergência para discutir caças russos na Estônia

País báltico afirma que três MiG-31 entraram em seu território

Escrito por Meon

22 SET 2025 - 13H00 (Atualizada em 22 SET 2025 - 13H21)

reprodução

O Conselho de Segurança da ONU realiza nesta segunda-feira (22) uma reunião de emergência para discutir a denúncia da Estônia de que caças russos violaram seu espaço aéreo. O encontro foi marcado para as 11h (horário de Brasília), após pedido formal do governo estoniano.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Estônia, três caças MiG-31 entraram no espaço aéreo do país sobre o Golfo da Finlândia, na sexta-feira (19). As aeronaves permaneceram por cerca de 12 minutos até serem interceptadas por aviões da Otan.

O chanceler estoniano, Margus Tsahkna, afirmou em publicação no X que as ações da Rússia “minam princípios vitais para a segurança de todos os Estados-membros da ONU” e destacou a gravidade do fato de o incidente envolver “um membro permanente do Conselho de Segurança”.

Reação internacional

A Estônia classificou o episódio como uma “violação flagrante do espaço aéreo da Otan” e também acionou o Artigo 4 do tratado da aliança, que prevê consultas formais sempre que um integrante se sentir ameaçado. Uma reunião sobre o tema está prevista para esta semana.

A Ucrânia também solicitou participação no encontro da ONU, ressaltando o impacto regional da escalada militar russa. O ministro ucraniano Andrii Sybiha destacou que este é o primeiro pedido da Estônia por uma reunião de emergência em 34 anos, o que, segundo ele, “demonstra a escala sem precedentes das ameaças representadas pela Rússia agressiva à estabilidade da Europa”.

Moscou nega

O Ministério da Defesa da Rússia negou qualquer violação, afirmando que os voos foram conduzidos “em estrita conformidade com as regras internacionais”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou as acusações como uma tentativa de aumentar artificialmente as tensões na região.

Novo episódio no Báltico

Ainda no domingo (21), forças da Suécia e da Alemanha informaram que caças Gripen e Eurofighter foram mobilizados para identificar uma aeronave russa de reconhecimento IL-20 que sobrevoava o sul do Mar Báltico sem plano de voo ou contato por rádio.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.