O Conselho de Segurança da ONU realiza nesta segunda-feira (22) uma reunião de emergência para discutir a denúncia da Estônia de que caças russos violaram seu espaço aéreo. O encontro foi marcado para as 11h (horário de Brasília), após pedido formal do governo estoniano.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Estônia, três caças MiG-31 entraram no espaço aéreo do país sobre o Golfo da Finlândia, na sexta-feira (19). As aeronaves permaneceram por cerca de 12 minutos até serem interceptadas por aviões da Otan.
O chanceler estoniano, Margus Tsahkna, afirmou em publicação no X que as ações da Rússia “minam princípios vitais para a segurança de todos os Estados-membros da ONU” e destacou a gravidade do fato de o incidente envolver “um membro permanente do Conselho de Segurança”.
Reação internacional
A Estônia classificou o episódio como uma “violação flagrante do espaço aéreo da Otan” e também acionou o Artigo 4 do tratado da aliança, que prevê consultas formais sempre que um integrante se sentir ameaçado. Uma reunião sobre o tema está prevista para esta semana.
A Ucrânia também solicitou participação no encontro da ONU, ressaltando o impacto regional da escalada militar russa. O ministro ucraniano Andrii Sybiha destacou que este é o primeiro pedido da Estônia por uma reunião de emergência em 34 anos, o que, segundo ele, “demonstra a escala sem precedentes das ameaças representadas pela Rússia agressiva à estabilidade da Europa”.
Moscou nega
O Ministério da Defesa da Rússia negou qualquer violação, afirmando que os voos foram conduzidos “em estrita conformidade com as regras internacionais”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou as acusações como uma tentativa de aumentar artificialmente as tensões na região.
Novo episódio no Báltico
Ainda no domingo (21), forças da Suécia e da Alemanha informaram que caças Gripen e Eurofighter foram mobilizados para identificar uma aeronave russa de reconhecimento IL-20 que sobrevoava o sul do Mar Báltico sem plano de voo ou contato por rádio.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
EUA interceptam aeronaves militares russas no Alasca
Apenas em 2025, já foram registrados nove episódios parecidos
Mineirinho quebra recorde mundial de descida em megarrampa
Aos 50 anos, Sandro Dias atingiu 94 km/h
Projeto Van da Boa Energia, da EDP, realiza serviços em Pinda
Atendimentos gratuitos vão até sexta-feira (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.