Mundo

Robert Redford, ícone do cinema americano, morre aos 89 anos

Muitos artistas se manifestaram nas redes sociais

Escrito por Meon

16 SET 2025 - 13H03

Reprodução

Robert Redford, ator, diretor e um dos grandes defensores do cinema independente, morreu aos 89 anos em sua casa em Sundance, Utah, cercado por familiares.

Uma carreira de clássicos

Redford deixou uma marca permanente em Hollywood com papéis que se tornaram referências culturais. Entre seus trabalhos mais lembrados estão Butch Cassidy and the Sundance Kid, The Sting, All the President’s Men e Out of Africa.

Como diretor, teve grande reconhecimento com Ordinary People, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, além de outras premiações importantes.

Fundador do Sundance

Além da atuação e direção, Redford foi uma voz ativa no fortalecimento do cinema independente. Ele fundou o Sundance Institute e o Festival Sundance, que se transformou em uma das principais plataformas para cineastas fora do circuito comercial tradicional.

Reações e legado

Diversos astros, colegas e admiradores do cinema lamentaram sua morte. Jane Fonda, que contracenou com Redford em vários filmes, afirmou que não consegue parar de chorar. Meryl Streep o descreveu como “um dos leões”, destacando sua influência duradoura na indústria.

O ator morreu em sua casa, nas montanhas de Utah. A causa da morte não foi divulgada. Redford deixa esposa, filhas e uma legião de fãs que o reconhecem não apenas como astro, mas também como mentor, ativista e símbolo do cinema comprometido com valor artístico e social.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.