RMVale

Greve na Gerdau em Pinda chega ao fim após acordo

Encerramento ocorreu devido a redução de demissões e reajuste salarial

Escrito por Meon

16 SET 2025 - 15H00

Reprodução

Os trabalhadores da Gerdau, em Pindamonhangaba, aprovaram nesta terça-feira (16) a proposta apresentada pela empresa para encerrar a greve na fábrica. A decisão foi tomada em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O acordo prevê a redução das 400 demissões no setor de Cilindros pela metade, além da continuidade das negociações para tentar diminuir ainda mais o número de desligamentos. Também será aplicado um Plano de Demissão Individual (PDI), com pagamentos adicionais aos demitidos. Até dezembro, não haverá demissões em massa.

Na campanha salarial, a proposta inclui reajuste de 6,40%: a correção da inflação, de 5,05%, será aplicada imediatamente, enquanto o aumento real, de 1,29%, será implementado em janeiro. Os trabalhadores desligados também receberão o aumento real.

Outra conquista importante é o reajuste do vale-alimentação, que passará de R\$ 337 para R\$ 500, representando um aumento de 48%, equivalente a cerca de R\$ 2.000 ao ano.

Para o presidente do sindicato, André Oliveira, o acordo é uma grande vitória. “É uma conquista que só foi possível com a greve aprovada por unanimidade e adesão total dos trabalhadores. Vamos manter a negociação para reduzir ao máximo o número de demissões e também buscar a recolocação em outras fábricas”, afirmou.

A Gerdau, com cerca de 2.000 funcionários, atua no setor de aço e tem forte presença na região do Vale do Paraíba.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.