Após cinco meses de silêncio, a sonda espacial Voyager 1, a mais distante da humanidade no cosmos, está novamente enviando dados à Terra.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Engenheiros da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, desenvolveram uma solução criativa para corrigir um problema de comunicação a bordo da espaçonave, que atualmente está a cerca de 15 bilhões de quilômetros de distância. Aos 46 anos, a Voyager 1 apresentou diversas peculiaridades e sinais de envelhecimento nos últimos anos.
O problema surgiu em novembro de 2023, quando a unidade de modulação de telemetria do sistema de dados de voo começou a enviar um padrão repetitivo indecifrável de código. O sistema de dados de voo da Voyager 1 coleta informações dos instrumentos científicos da espaçonave e os agrupa com dados de engenharia que refletem seu estado de saúde atual. No entanto, desde então, o sistema estava preso em um loop, transmitindo um sinal de rádio estável, porém sem dados utilizáveis.
A equipe de controle da missão na Terra recebeu os primeiros dados coerentes sobre a saúde e o status dos sistemas de engenharia da Voyager 1 em 20 de abril. Embora a análise esteja em andamento, os dados iniciais indicam que a sonda está saudável e operando corretamente.
Linda Spilker, cientista do projeto Voyager no Jet Propulsion Laboratory (JPL), vinculado à NASA, expressou otimismo em um comunicado: "Hoje foi um ótimo dia para a Voyager 1. Estamos de volta à comunicação com a espaçonave. E esperamos receber de volta os dados científicos".
O restabelecimento da comunicação foi resultado de um teste inteligente de tentativa e erro e da investigação que levou a equipe a um único chip. A continuidade das operações da Voyager 1 representa um marco significativo na exploração espacial e no estudo do universo além do nosso sistema solar.
Mutirão do Serasa está disponível nos Correios
Empresa ajuda na negociação com os bancos
São José Basketball conhece tabela do Campeonato Paulista
Joseense estreiam dia 2 de julho contra Limeira, em casa
EUA mantêm contato com Irã enquanto Trump avalia ação
País busca saída diplomática para o conflito entre Israel e Irã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.