Mundo

"Um cônjuge basta", afirma Vaticano em novo decreto

Segundo documento, fiéis devem buscar casamento com uma única pessoa para a vida toda

Escrito por Rubens Baracho

26 NOV 2025 - 13H00 (Atualizada em 26 NOV 2025 - 13H51)

Reprodução/Reuters

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (25) um novo decreto — aprovado pelo Papa Leão XIV — reforçando que, para os fiéis católicos, “um cônjuge é suficiente” para toda a vida.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O documento, intitulado Una caro. Elogio à monogamia, apresenta o casamento como uma “união exclusiva e pertencimento recíproco”, defendendo que a relação conjugal deve basear-se no consentimento livre, no respeito mútuo e na reciprocidade de dignidade entre os cônjuges.

Para o Vaticano, o casamento autêntico é composto por duas pessoas, e essa união — segundo o texto — exige uma intimidade tão profunda que não comporta múltiplos parceiros. O decreto critica práticas como poligamia, poliamor e adultério, e afirma que elas se fundamentam “na ilusão de que a intensidade da relação pode ser encontrada em uma sucessão de rostos”.

O texto, endereçado aos cerca de 1,4 bilhão de católicos no mundo, se volta especialmente contra a poligamia — ainda praticada em algumas regiões da África — e também menciona a crescente adoção de relacionamentos poliamorosos em sociedades ocidentais.

O decreto, porém, não aborda diretamente uniões entre pessoas do mesmo sexo nem discute o divórcio, uma vez que a Igreja Católica não o reconhece. Ressalta, contudo, que o matrimônio pode ser anulado em caso de irregularidades na sua celebração, e reafirma que ninguém deve se manter em relações abusivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.