Politica

Bolsonaro é preso preventivamente pela PF

Vigília convocada pelo filho Flávio teria sido motivo da prisão

Escrito por Rubens Baracho

22 NOV 2025 - 08H28 (Atualizada em 22 NOV 2025 - 09H49)

Wilton Junior/Estadão

A Polícia Federal prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã deste sábado (22), em sua residência, no Jardim Botânico, em Brasília. A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da própria PF. Trata-se de uma prisão preventiva, e não da execução da pena de 27 anos e três meses de prisão à qual o ex-mandatário foi condenado por tentativa de golpe de Estado.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo informações da corporação, viaturas descaracterizadas chegaram ao condomínio nas primeiras horas do dia. Bolsonaro foi conduzido à Superintendência da PF e desembarcou no local por volta das 6h35. Antes de ser levado para custódia, passou por exame de corpo de delito no Instituto Nacional de Criminalística.

Motivo da prisão preventiva

Fontes da PF afirmam que o pedido foi feito após uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, em frente ao condomínio. O movimento, segundo investigadores, poderia representar risco à ordem pública e interferência no andamento do processo.

A decisão de Moraes determinou que a prisão fosse realizada sem o uso de algemas e sem exposição do ex-chefe do Executivo, orientações seguidas pelas equipes durante a operação.

Procedimentos e próximos passos

Como se trata de prisão preventiva, não há prazo definido para a detenção. A defesa de Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente. Caberá agora ao STF analisar eventuais pedidos de revogação ou substituição da medida cautelar.

Nos últimos meses, o ex-presidente vinha respondendo a ações no Supremo relacionadas à tentativa de subverter o resultado das eleições e incentivar atos golpistas. A condenação, anunciada anteriormente pela Corte, ainda não havia sido executada.

Novas informações devem ser divulgadas pela PF ao longo do dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.