Na esteira da investigação sobre o escândalo de fraudes nos descontos de aposentados — conhecido como “farra do INSS” — a CPMI do INSS protocolou, nesta semana, requerimentos para a quebra dos sigilos bancário e fiscal de dirigentes do Sindnapi e da Contag, além da convocação de ex-dirigentes da Previdência. Entre os alvos está Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A senadora Adriana Ventura (Novo-SP) foi uma das autoras dos pedidos que miram o presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza (Milton Cavalo), a coordenadora jurídica da entidade, Tonia Andrea Inocentini Galleti, e o vice-presidente, Frei Chico.
Paralelamente, o senador Izalci Lucas (PL-DF) apresentou requerimentos para estender a investigação à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), incluindo dirigentes como Aristides Veras dos Santos, ex-presidente da entidade, e outros membros. O período de apuração abrange de janeiro de 2019 a julho de 2025.
Segundo o colunista Robson Bonin, a CPMI já soma dezenas de pedidos de convocação e de quebra de sigilo. Entre eles estão nomes como o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, além de ex-dirigentes do INSS, como Alberto Stefanutto e Virgílio de Oliveira Filho.
Os parlamentares defendem que as quebras de sigilo são essenciais para rastrear fluxos financeiros, mapear a estrutura das operações e identificar a participação de agentes políticos e administrativos em um esquema que já causou bilhões em prejuízos aos beneficiários do INSS.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Conta de luz terá aumento em 20 cidades da RMVale
Reajuste entra em vigor no dia 27 de agosto
PF investiga fraudes em contratos da Prefeitura de Cruzeiro (SP)
Operação apura diversas irregularidades
SP entregou uma obra a cada quatro horas em 31 meses de gestão
Foram investidos R$ 2,65 bilhões em escolas estaduais e creches
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.