Politica

CPMI do INSS quer quebrar sigilos de irmão de Lula e ex-ministro Lupi

Comissão já soma 253 requerimentos apresentados nas primeiras horas

Escrito por Meon

21 AGO 2025 - 11H30

Lula Marques/Agência Brasil

Na esteira da investigação sobre o escândalo de fraudes nos descontos de aposentados — conhecido como “farra do INSS” — a CPMI do INSS protocolou, nesta semana, requerimentos para a quebra dos sigilos bancário e fiscal de dirigentes do Sindnapi e da Contag, além da convocação de ex-dirigentes da Previdência. Entre os alvos está Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A senadora Adriana Ventura (Novo-SP) foi uma das autoras dos pedidos que miram o presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza (Milton Cavalo), a coordenadora jurídica da entidade, Tonia Andrea Inocentini Galleti, e o vice-presidente, Frei Chico.

Paralelamente, o senador Izalci Lucas (PL-DF) apresentou requerimentos para estender a investigação à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), incluindo dirigentes como Aristides Veras dos Santos, ex-presidente da entidade, e outros membros. O período de apuração abrange de janeiro de 2019 a julho de 2025.

Segundo o colunista Robson Bonin, a CPMI já soma dezenas de pedidos de convocação e de quebra de sigilo. Entre eles estão nomes como o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, além de ex-dirigentes do INSS, como Alberto Stefanutto e Virgílio de Oliveira Filho.

Os parlamentares defendem que as quebras de sigilo são essenciais para rastrear fluxos financeiros, mapear a estrutura das operações e identificar a participação de agentes políticos e administrativos em um esquema que já causou bilhões em prejuízos aos beneficiários do INSS.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.