Politica

Lula encerra agenda em Nova York com encontros sobre democracia e crise climática

Presidente coordena evento contra o extremismo

Escrito por Meon

24 SET 2025 - 12H10 (Atualizada em 24 SET 2025 - 13H31)

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre nesta quarta-feira (24) seus últimos compromissos em Nova York, após participar da abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Defesa da democracia

Na parte da manhã, Lula coordenou a 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado de líderes de cerca de 30 países. Além do Brasil, a iniciativa é liderada pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. O objetivo é reforçar a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.

O primeiro encontro havia sido realizado em julho, no Chile, quando foi publicada uma declaração conjunta dos países participantes.

Agenda climática e COP30

À tarde, às 14h (horário local), Lula participa do Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo, copresidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. A reunião busca mobilizar os países para apresentarem novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, as chamadas NDCs, em preparação para a COP30, que será realizada em Belém, em novembro.

No discurso de abertura da Assembleia Geral, Lula já havia defendido a criação de um conselho de monitoramento das ações climáticas e ressaltado a importância de iniciativas como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, proposto pelo Brasil.

Aproximação com Trump

A viagem também foi marcada pelo breve encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nos bastidores da Assembleia. Segundo o Palácio do Planalto, a conversa foi proposta pelo norte-americano e prontamente aceita por Lula.

Trump elogiou o presidente brasileiro e disse que pretende se reunir com ele na próxima semana, em meio às tensões diplomáticas envolvendo tarifas e a soberania brasileira.

Retorno ao Brasil

Após as reuniões desta quarta-feira, Lula concederá entrevista coletiva para avaliar os resultados da viagem. Em seguida, embarcará no aeroporto internacional John F. Kennedy com destino a Brasília, onde deve chegar na madrugada de quinta-feira (25).

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.