Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou as ameaças do ex-presidente americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% a produtos brasileiros e reafirmou que o Brasil responderá com diplomacia, comércio e multilateralismo.
Sem citar nomes, Lula afirmou que ninguém está acima da lei e destacou a importância da atuação do Judiciário no combate ao discurso de ódio, fake news, racismo, anticiência e ataques à democracia.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
O presidente classificou como "chantagem inaceitável" a postura dos EUA, que ignoraram uma proposta brasileira de negociação enviada em maio. Lula também criticou políticos brasileiros que apoiaram o ataque tarifário: “São traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor”.
Trump mencionou o julgamento de Bolsonaro e a fiscalização das big techs como justificativas para a tarifa. Lula rebateu dizendo que empresas estrangeiras devem cumprir a legislação brasileira e defendeu a regulação das plataformas digitais como parte da soberania nacional.
Ele também reagiu aos ataques ao Pix, exaltando o sistema como “patrimônio do povo brasileiro” e lembrou que os EUA acumulam superávit comercial de US$ 410 bilhões com o Brasil — o que desmonta, segundo ele, a narrativa de concorrência desleal.
Por fim, o presidente ressaltou os avanços ambientais do país, com a redução pela metade no desmatamento da Amazônia, e concluiu:
“Somos um país de paz. Mas o Brasil tem um único dono: o povo brasileiro.”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.