Politica

Presa na Itália, Carla Zambelli participa por vídeo de audiência na Câmara

Deputada licenciada foi autorizada a se manifestar na CCJ

Escrito por Meon

10 SET 2025 - 15H12 (Atualizada em 10 SET 2025 - 15H33)

Reprodução

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), detida desde julho na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, participou nesta quarta-feira (10) por videoconferência de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O encontro marcou o início da análise do processo que pode confirmar a perda do mandato da parlamentar, condenada junto ao hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a audiência, Zambelli trocou acusações com Delgatti, que cumpre pena no presídio de Tremembé (SP). Ele reafirmou que a invasão ocorreu a pedido da deputada, acusando-a de ter comandado diretamente os crimes. Zambelli rebateu, chamou o hacker de “mitomaníaco” e questionou sua sanidade mental. “Todo esse processo é baseado em acreditar no Walter ou em acreditar na Carla”, disse a parlamentar.

Zambelli foi incluída na difusão vermelha da Interpol após fugir para a Itália, antes da condenação definitiva do Supremo Tribunal Federal. Presa nos arredores de Roma, ela aguarda decisão sobre pedido de extradição. A autorização da Justiça italiana permitiu que acompanhasse a audiência e fizesse perguntas às testemunhas.

Ao final da sessão, Zambelli se emocionou ao ouvir manifestações de apoio da deputada Bia Kicis (PL-DF), que afirmou que a colega “não está sozinha” e anunciou que uma comitiva de parlamentares brasileiros viajará à Itália para visitá-la e se reunir com autoridades locais.

Pelas regras da Câmara, a análise da cassação começa na CCJ e segue para o plenário, onde serão necessários 257 votos favoráveis para a perda definitiva do mandato. O caso é considerado inédito na Casa devido à condição de Zambelli, que participa das sessões enquanto está presa no exterior.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.