Com diminuição de 170 para 140 vagas, prova deste ano é ainda mais difícil
Divulgação
Que o vestibular de Engenharia do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é um dos mais difíceis do país, isso não é novidade para ninguém. Mas aposto que você não sabia que a Língua Portuguesa -- essa disciplina muito mais ligada aos cursos de humanas -- tem sido determinante para vencer a batalha por uma das 140 vagas que a instituição disponibilizou este ano.
De acordo com um levantamento realizado pelo coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro, Thiago Costa, um acerto na prova de Português contribui mais para a média do que um acerto na prova objetiva de matemática, por exemplo.
Na pontuação do ITA, que vai de 0 a 100, o coordenador avaliou uma pontuação para cada disciplina da prova. Segundo os cálculos, as questões objetivas de de Matemática, Física ou Química valem 0,625 pontos. Já as questões objetivas de Língua Portuguesa valeriam, de acordo com o estudo, 0,75 pontos. As questões mais valiosas são as da prova dissertativa de Matemática, Física ou Química, que valeriam cada 1,25. A redação vale 10 pontos.
Mais disputado
Já não bastasse ser um dos vestibulares mais "cascudos" do país, este ano o ITA está ainda mais difícil para os candidatos. Primeiro porque as vagas disponíveis para o ano de 2016 caíram de 170 para 140. Soma-se a isso um aumento no número de inscritos em relação ao ano passado e chegamos a um dos processos seletivos mais concorridos dos últimos anos.
"Entre os vestibulares 2015 e 2016 houve um aumento de mais de 60% na procura pelo vestibular do ITA. No vestibular 2015 foram 7.792 inscritos. Já neste ano são 12.488 candidatos, resultando em uma relação de 90 candidatos por vaga”, afirma Costa.
Quanto à prova, o professor afirma que não há modelo similar no país. O ITA é famoso pela dificuldade de suas questões, algumas inclusive cobrando conteúdos que vão além do que é abordado normalmente no Ensino Médio.
“Tal modelo requer do candidato velocidade e versatilidade. As provas de língua portuguesa e língua inglesa contam com 20 questões em caráter de múltipla escolha. A redação, na forma de dissertação em prosa, completa a prova de língua portuguesa”, conclui o coordenador.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.