Na manhã desta quinta-feira (25), a presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Eliane Maia, participou de uma audiência online com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, para debater mecanismos oficiais de apoio ao comércio, indústria e setor de serviços do Estado nesta fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus.
Também participaram do encontro virtual o subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Eduardo Aranibar, e o deputado federal Eduardo Cury.
Durante a reunião de trabalho, que durou cerca de 40 minutos, a presidente da ACI apresentou uma pauta que incluiu a prorrogação do vencimento de impostos estaduais, como o ICMS, a exemplo do que o governo federal fez com o Simples; a prorrogação da entrega das obrigações acessórias estaduais pelas empresas; uma eventual alteração da lista de setores listados como de atividade essencial no Estado (para inclusão de academias, salões de beleza e academias na listagem); a ampliação do alcance das linhas de crédito disponibilizadas pelo governo do Estado às empresas durante a pandemia; e o trabalho do Escritório Regional da Jucesp de São José dos Campos, que funciona na sede da Associação Comercial.
A secretária de Desenvolvimento Econômico elogiou o interesse da ACI em abrir diálogo com o Estado e acenou com a possibilidade de parcerias estratégicas com a instituição. “O Estado tem dinheiro disponível para o empresário por meio de linhas de crédito. Só no Banco do Povo são R$ 170 milhões em caixa, para empréstimo muitas vezes a juro zero. Essa informação precisa chegar ao empresário e, para isso, o apoio das ACIs é essencial”, disse Patrícia Ellen.
Novas reuniões de trabalho serão agendadas entre as equipes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e da ACI de São José dos Campos em torno da pauta da reunião desta quinta-feira. Sobre o pedido de prorrogação do prazo de pagamento de tributos do Estado, como o ICMS, por exemplo, o deputado Eduardo Cury pediu uma análise jurídica da medida, por parte da ACI, e se prontificou a levar o caso ao vice-governador, Rodrigo Garcia, também secretário de Governo de São Paulo. “Esse é o meu compromisso”, disse Cury.
ICMS
Em janeiro, a ACI enviou ofício ao gabinete do governador, João Doria, pedindo, entre outras medidas, a revogação da cobrança de ICMS sobre o leite e outros alimentos, além da adoção de linhas de crédito oficial em socorro às empresas paulistas. Essas duas reivindicações foram atendidas pelo Estado em março.
Brasil gera quase 149 mil vagas com carteira assinada
Setor de serviços lidera contratações
Tarcísio sanciona lei que cria banco de dados de estupradores em SP
Cadastro reunirá informações pessoais, digitais e genéticas de condenados
Rússia diz que negociações dependem da Ucrânia e de ação dos EUA
Peskov afirmou que fim da guerra ainda depende de Kiev, do campo de batalha e da mediação americana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.