Por Meon Em RMVale

Alunos do Instituto Federal fazem paralisação em Caraguatatuba

Alunos são contra imposição do MEC em dividir a reitoria do IFSP

ifsp_1

Alunos fazem paralização no Campus de Caraguatatuba 

Arquivo/Meon

Os alunos da IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), em Caraguatatuba, fizeram uma paralização nesta quinta-feira (12) contra imposição do MEC (Ministério da Educação) em dividir a reitoria do instituto em três.

“As verbas para pesquisas e educação do instituto já foram cortadas e nós entendemos que com a separação desses 36 campus, em mais reitorias, vai gerar mais gastos. Uma reitoria custa muito, só fazer um cálculo básico para saber que vai precisar ser disponibilizado muito dinheiro e é um prejuízo para a faculdade”, comentou a estudante de Engenharia Civil,  Fernanda Rodrigues Marco.

Os protestos contra a separação da reitoria acontecem nacionalmente, nos campus de São Paulo, Barretos, Jacareí, São Roque, Araraquara e Piracicaba, que também paralisaram as aulas nesta quinta.

“A paralisação dos alunos é importante, porque esse processo de divisão do IFSP não é recente, ele começou em 2015, mas por causa das manifestações e greves não continuaram com o projeto. O instituto federal só tem a perder e é provável que projetos científicos sejam cortados”, disse Leonardo Santos da Silva, estudante de Processo Gerenciais.

Os alunos também cobram um posicionamento da instituição de ensino que teria cortado o valor destinado aos auxílio financeiro oferecido aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.

“Os institutos federais tem a obrigação de prestar auxílio permanência aos alunos de baixa renda, mas no campus de Caraguatatuba este beneficio não está sendo cumprindo. Só é pago aos estudantes um valor irrisório, somente o transporte ou a alimentação. Nos demais gastos, os alunos precisam sozinhos conseguir garantir o valor”, finalizou Fernanda.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo confirmou que houve paralisação, não se manifestou sobre o caso e espera que não aconteçam novas manifestações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.