Unidade de Lorena foi entregue neste sábado (16)
Lucas Barbosa/Jornal Atos (Arquivo)
Depois sete anos de atraso, o novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Lorena foi entregue neste sábado (16). O anúncio para a construção foi feito pelo então governador José Serra (PSDB), em 2009, mas problemas jurídicos e atrasos atrapalharam o prosseguimento da obra.
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Saúde de São Paulo estiveram presentes na inauguração. O Ame Lorena será referência para 17 cidades da região do Vale do Paraíba, que já conta com outras duas unidades: Caraguatatuba e o de São José dos Campos.
Para implantação do serviço foram investidos R$ 3,2 milhões na compra de equipamentos e mobiliários. A unidade será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP e terá, ao longo deste ano, um custeio de cerca de R$ 5,6 milhões.
Estrutura
A unidade possui área física de 2,3 mil m² e contará com 23 consultórios médicos, três consultórios para outras especialidades, 12 salas para exames, duas salas para curativos, duas salas para procedimentos, além de espaços específicos para medicação, enfermagem e repouso/observação.
O novo AME atenderá uma população de referência de 450 mil pessoas da Região Leste do Estado de São Paulo, distribuídas entre 17 municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras.
“A entrega do AME Lorena representa um ganho extraordinário para a saúde da região e reafirma o compromisso do governo paulista em ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população, oferecendo atendimento médico especializado e de qualidade”, diz David Uip, secretário de Estado de Saúde de São Paulo.
Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios e o agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria. Inicialmente, o AME Lorena contará com 17 especialidades médicas, e posteriormente ampliará para 24. São elas: Alergologia; Anestesiologia, Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia; Ginecologia; Obstetrícia de Alto Risco; Hematologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia, Proctologia; Reumatologia e Urologia.
Além disso, haverá outras sete especialidades não médicas: Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Farmácia. Serão disponibilizados, ainda, 20 tipos de exames diagnósticos e terapêuticos: Audiometria/Imitanciometria, Cistoscopia, Colposcopia, Eletrocardiograma, Eletroencefalografia, Ecocardiografia, Doppler Vascular/Ultrassonografia Eletroneuromiografia, Endoscopias, Espirometria, Mamografia, Nasofibroscopia, Holter/Mapa, Radiologia Simples, Teste Ergométrico, Estudo Urodinâmico, Exames Oftalmológicos, Tomografia e Densitometria.
SERVIÇO
O AME Lorena fica localizado na rua Dom Bosco, 562, Centro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.