A empresa de produtos e serviços de defesa, Avibras, demitiu 400 dos 1.800 funcionários da unidade de Jacareí, nesta sexta-feira (18), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. A entidade afirmou que não houve negociação prévia para evitar os desligamentos.
O sindicato protocolou notificação extrajudicial à empresa, reivindicando reunião urgente com a direção da Avibras, assim como a suspensão imediata das demissões.
“Uma saída seria a adoção de lay-off, como já ocorreu em outras fábricas da região, na General Motors, Caoa Chery e TI Automotive, ou a abertura de um PDV (Plano de Demissão Voluntária)”, diz a nota emitida pela entidade.
Ainda de acordo com o sindicato, a empresa não tem motivos para efetuar os desligamentos, já que teve lucro bruto de R$350,59 milhões em 2020.
“É intolerável a atitude da direção da Avibras, que demitiu pais e mães de família de surpresa e de forma desumana. Por isso, nós convocamos todos os trabalhadores, dispensados ou da ativa, a lutar para fazer a reintegração dos demitidos. A empresa está com novos projetos e não tem justificativa para adotar esse posicionamento arbitrário e cruel”, afirmou Weller Gonçalves, presidente do sindicato.
"A Avibras iniciou nesta sexta-feira, dia 18/03/2022, ações de reestruturação organizacional da empresa, mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes. Nos últimos dois anos, a empresa teve seus resultados fortemente impactados pela pandemia da COVID-19, sobretudo nos aspectos financeiros, com a postergação de negociações dos contratos de exportação e a consequente redução significativa em suas vendas. Durante este período, a empresa trabalhou intensamente para minimizar os impactos em seus negócios, mantendo a sua estrutura de operações e a preservação dos postos de trabalho. Neste momento desafiador, permanecemos empenhados na retomada dos nossos negócios, com foco no desenvolvimento de novos mercados e na sustentabilidade empresarial."
Exposição imersiva sobre Lionel Messi chega a São Paulo
Mostra vai até 16 de agosto
SJC: Operação Casa Limpa recolhe 1.7 toneladas de materiais
Ação ocorreu nas zonas sul e leste da cidade
Jovem de 19 anos morre após colisão entre carro e moto em Caçapava
Vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.