Por Meon Em RMVale

Baleia de 13 metros amanhece encalhada em Caraguá

Animal encalhado na Ilha do Mar Virado foi retirado com auxilio de um trator

dsc_0104_1

Baleia Jubarte foi removida da praia e enterrada

Instituto Argonauta

Uma baleia Jubarte, de mais de 13 metros, amanheceu encalhada na manhã desta quinta-feira (26), em Caraguatatuba, e foi encontrada pelos banhistas. O fato chama atenção por se tratar do mesmo animal que já havia aparecido boiando no dia 08 de outubro, próximo à praia da Caçandoca.

Com o auxilio o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o Instituto Argonauta tomou a decisão de ancorar o corpo do animal, que já se encontrava em estado avançado de decomposição, na Ilha do Mar Virado. A estimativa é que a baleia tenha morrido há cerca de um mês por causas naturais.

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto, logo após a baleia morta ser encontrada, ainda no dia 8, ela foi ancorada na baía do Mar Virado, entre Ubatuba e Caraguá, fora da rota de embarcações.

No entanto, segundo o oceanógrafo, técnicos do Instituto repararam que os dois cabos que mantinham a baleia ancorada longe da costa estavam rompidos. A principal hipótese da ruptura se deve ao mau tempo, somado ao atrito contra as pedras. O oceanógrafo cita ainda a importância na constante avaliação das técnicas de ancoragem. “Teremos que reavaliar essas técnicas, pois em caso de mau tempo como o que tivemos nesta madrugada (26), percebemos que é necessário distanciar o animal para alguns metros da costa”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.