RMVale

Bolsonaro sanciona lei que torna Cunha Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura

A tradição do município agora está inserida no calendário nacional

Escrito por Meon

03 JUN 2022 - 14H45

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na quarta-feira (1º), a lei que oficializa Cunha, entre as Serras do Mar, da Bocaina e Quebra Cangalha, como Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura.

O projeto, aprovado pelo senado em abril, é de autoria da professora e ex-deputada federal Pollyana Gama, motivada pelo encontro com Marcelo Tokay, presidente da Associação dos Ceramistas de Cunha, que apresentou a necessidade de consolidar o município no cenário nacional, para ampliar os aspectos de geração de renda por meio da arte e do turismo.

“Foi uma construção coletiva”, reconheceu Pollyana, que faz questão de ressaltar a importância de quem trouxe para a cidade a técnica desenvolvida pelo forno noborigama.

“Graças à iniciativa do pequeno grupo composto pelo casal japonês Toshiyuki e Mieko Ukeseki, o português Alberto Cidraes (remanescentes do Grupo Takê) e os irmãos Vicente e Antônio Cordeiro, hoje tivemos essa conquista”.

Herança indígena

A cerâmica está presente em Cunha desde que a região era ocupada pelos índios Tamoios.

Com a posse do título oficial, a tradição da cerâmica no município se insere no calendário nacional, potencializando os atributos turísticos e alavancando a economia local com investimentos e novos empreendedores, que vão impulsionar o desenvolvimento da geração de postos de trabalho e mais oportunidades de empregos na região.

Sobre a cidade

A pouco mais de 200 quilômetros da capital paulista, Cunha tem clima temperado e seco; é destino turístico versátil, rodeada de belas paisagens, rica em produção artesanal e cultural, além de abrigar eventos tradicionais que atraem multidões de turistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.