Por Meon Em RMVale

Câmara aprova projeto que permite produção e venda de cerveja artesanal em São José

Proposta prevê impulsionar esse mercado no município e gerar empregos e renda

cerveja_artesanal_reproducao_arquivo

Legenda da foto

Divulgação/Arquivo

Os vereadores de São José dos Campos aprovaram o projeto que incentiva o licenciamento de pubs para a produção e venda de cervejas artesanais na cidade. O texto foi lido em sessão desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal.

Esta é a primeira lei específica sobre o tema no município e prevê impulsionar a exploração de cervejas artesanais, permitindo a abertura de empresas em locais da cidade que não fazem, necessariamente, parte de áreas industriais.

Os pubs, estabelecimentos que produzem e preparam cerveja e choop em pequena escala, poderão fazer a venda direta e exclusiva ao consumidor final, especialmente para o consumo no mesmo local de produção.

Para isto, o empresário terá que seguir alguns critérios, entre eles, não produzir volumes e estocagens superiores a 10 mil litros mensais e engarrafamento de caráter industrial ou automatizado, além de maquinário industrial de grande porte e não produzir ruídos ou incômodos exagerados.

Para o vereador Rogério Cyborg (PV), autor da proposta, esta é uma legislação que deverá gerar renda, empregos e expandir a exploração de cervejas artesanais na cidade. “Essa legislação vai ajudar na fomentação de emprego, fabricar e vender cervejas em bares e restaurantes. É uma legislação ampla, que está de acordo com a Lei de Zoneamento atual”, comentou.

Leia MaisInpe define data de lançamento do Cbers-4A e faz contagem regressiva‘Circuito de Lazer’ acontece no Anel Viário em São José neste domingoPF apreende R$ 260 mil, arma com silenciador e munições no Sindicato da Construção Civil de São José

Além de critérios específicos, os estabelecimentos também deverão obter aval para o seu funcionamento junto a órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e demais legislações pertinentes.

Cervejeiro caseiro há quase três anos, o engenheiro eletricista Alexandre Augusto Bastos diz que há um tempo pessoas interessadas nesse segmento têm articulado com os poderes públicos a permissão para esta atividade. Bastos aprova a iniciativa e acredita no potencial mercadológico de São José dos Campos.

“Há alguns anos começamos a ver cidades da região, como Jacareí, estimulando o mercado de cerveja artesanal. Em São José existe espaço para que o poder público impulsione o mercado e a produção, temos espaços para essas iniciativas e para explorar isso. A principal vantagem dessa lei é facilitar o acesso de empresários em regiões não industrializadas de São José a abrir um negócio e vender sua cerveja”, avaliou.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.