Câmara de Jacareí terá renovação
Meon
A população de Jacareí decidiu pela renovação de 69,23% dos vereadores nesta eleição. Das 13 cadeiras na Câmara, apenas quatro vereadores conseguiram se reeleger para mais um mandato de quatro anos. Outros três saíram para disputar a prefeitura.
O resultado da eleição também quebrou o jejum de 16 anos do governo petista na cidade – foram oito anos dos ex-prefeitos Marco Aurélio de Souza (2000-2004 / 2005-2008) e Hamilton Ribeiro Mota (2009-2012 / 2013-2016). O advogado e professor Izaias Santana (PSDB) foi eleito prefeito com 42,56% dos votos válidos, que representam 47.286 votos.
Na Câmara, o cenário de mudança também é destaque. O PT, que tinha quatro vereadores, conseguiu eleger Luís Flávio (Flavinho), com 1.495 votos, e reeleger apenas o presidente do Legislativo, Arildo Batista, com 1.350 votos. Os outros - Rose Gaspar, Hernani Barreto e José Francisco -, não conseguiram renovar suas legislaturas.
“A população escolheu o projeto do PSDB. Se for bom para a cidade, tudo bem. Vamos acompanhar e saber se as mudanças são benéficas para a população. Não vamos tentar medir o prefeito ou atrapalhar sua gestão. O papel da oposição será de acompanhar o que está sendo conduzido de forma correta ou distorcida”, disse Arildo Batista.
Questionado sobre o impacto e a mudança de ‘situação para oposição’, o petista disse que pretende cobrar da futura gestão do PSDB, com sugestões e críticas construtivas. “Vamos passar por uma experiência nova”, afirmou.
Além de Arildo Batista, os vereadores Fernando da Ótica Original (PSC) e Paulinho do Esporte (PSD) foram reeleitos com 2.503 e 1.476 votos, respectivamente. Já o vereador Valmir do Parque Meia Lua (PSDC) foi o mais votado na cidade, com 3.323 votos.
“Para mim, o resultado da eleição foi recado do povo pela renovação. Trabalho muito, chego na Câmara às 8h, quando dá 9h saio para os bairros. O recado foi dado porque há vereador que tem dois empregos e não dá a atenção devida à cidade”, disse Valmir, que entrará no seu terceiro mandato consecutivo.
“O vereador tem que olhar tudo, visitar todos os lugares, porque o povo é o patrão da gente. Consegui me reeleger, porque trabalho bastante e fiscalizo a prefeitura. Se um projeto encaminhado é bom, aprovamos. Se não foi o caso não dou amém e pronto. Tudo deve ser analisado”, completou.
A partir do próximo ano serão nove novos vereadores na cidade.
Lucimar Ponciano (PSDB) foi eleita
Ariane Leal/Divulgação
Estreante
Servidora pública há 24 anos, Lucimar Ponciano (PSDB) conquistou uma vaga no Legislativo com 2.305 votos. Foi a terceira vez que ela entrou para a disputa. Em 2013, ela chegou a ocupar uma vaga como suplente por 30 dias.
“Trabalhei em várias áreas na prefeitura ao longo dessas décadas. Trabalhei nas áreas de habitação, cultura e mercado de trabalho, mas desde 84 ajudando a comunidade. Moro há 45 anos na região dos bairros Jardim Flórida e Jardim Emília, e as pessoas me conhecem. Sou muito ligada às famílias”, disse.
Apesar da vereadora eleita ser do mesmo partido de Izaias, que comandará o Palácio da Liberdade, ela promete acompanhar o trabalho do Executivo. “Tenho uma ligação muito forte com Izaias, trabalhamos na construção das propostas para as disputas eleitorais em 2012 e agora em 2016. Como vereadora quero tratar questões de regularização fundiária e criar políticas públicas para a juventude e melhorias, claro, para os servidores públicos”, completou.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.