Reunião quer debater crise na empresa
Meon
A Câmara de São José dos Campos recebe nesta nesta sexta-feira (26), às 18h, uma audiência para debater as medidas propostas pela Embraer, como o PDV (Plano de Demissão Voluntária). O debate é organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos e será aberto. Representantes da Embraer e o prefeito Carlinhos Almeida (PT) serão convidados.
De acordo com o Sindicato, a proposta é cobrar um posicionamento do poder público sobre a possibilidade de demissões na Embraer. A empresa informou que vai abrir na próxima terça-feira (23) um PDV a todos os funcionários da companhia em suas cinco unidades do Brasil.
A medida é motivada pela crise e faz parte de um pacote de ações que a empresa adota para reduzir em cerca de US$ 200 milhões ao ano as despesas da companhia. O pacote oferece, além do pagamento rescisório, indenização de 40% do salário nominal proporcional ao tempo de empresa, seis meses de plano de saúde e odontológico e apoio em programas de palestras e workhops de qualificação.
Podem aderir ao plano funcionários de todos os níveis hierárquicos das unidades da Embraer no Brasil. A medida fica aberta até o dia 14 de setembro e os desligamentos estão previstos para a primeira semana de outubro. A empresa é uma das maiores empregadoras de São José dos Campos, com cerca de 13 mil trabalhadores.
Segundo nota do Sindicato dos Metalúrgicos, "nos últimos anos a Embraer foi amplamente beneficiada pela política de incentivos fiscais do governo federal. A empresa deixou de pagar R$ 1,1 bilhão apenas em desoneração da folha de pagamento, entre os anos de 2013 e 2015".
Para Herbert Claros, vice-presidente licenciado do sindicato, o poder público tem que se posicionar em assuntos como esse. "As demissões na Embraer terão reflexo em toda nossa região. Todas as esferas do governo têm de se envolver nessa discussão e tomar medidas contra o fechamento de postos de trabalho. Esta é uma questão urgente que envolve toda a sociedade”, afirmou.
Outro lado
Por meio de nota, a Embraer informou que a iniciativa é parte de uma série de medidas de redução de custos para superar o cenário enfrentado pela indústria global aeroespacial e de defesa.
A Embraer também esclarece que a "desoneração da folha de pagamentos contribuiu para que a empresa pudesse ter mantido, ao longo dos últimos anos, os atuais níveis de emprego. O benefício, de caráter horizontal, contemplou diversos setores da indústria brasileira."
Quanto ao processo de expansão internacional com linhas de montagem no exterior, a companhia informou que isso "permitiu que a companhia estivesse mais próxima dos principais clientes e mercados consumidores, como os Estados Unidos. A expansão foi fundamental para auxiliar a Embraer a ampliar vendas e manter os níveis de produção até o atual momento – afinal, quase 90% das receitas da Embraer advém de exportações".
WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.
Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!
Informação de qualidade a um clique de distância.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.