Por Meon Em RMVale

Campanha oferece testes rápidos de HIV e Sífilis em Jacareí

Exames são feitos nas unidades básicas de saúde da cidade

exame_aids

Exame é feito nas unidades básicas de saúde de Jacareí

Divulgação

Motivada pelo ‘Dezembro Vermelho’, mês temático de prevenção ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Secretaria de Saúde de Jacareí realiza a campanha “Fique Sabendo” e movimenta, até o dia 2 de dezembro, uma série de atividades com foco na prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas que vivem com HIV/Aids.

O principal objetivo é atrair as pessoas para realização da testagem rápida para detectar possíveis casos de Sífilis e HIV, e buscar diagnóstico precoce da infecção para, imediatamente, iniciar os cuidados. Além disso, haverá distribuição de preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e orientação direta das profissionais de saúde para a população.

Para realizar o teste rápido, os interessados podem procurar uma das unidades básicas de saúde ou a Casa do Abraço, das 7h às 16h, portando documento de identificação com foto.

A expectativa da coordenadora do programa IST/Aids de Jacareí, Lilihan Martins, é realizar mais de mil testes rápidos durante essa semana. “Estamos empenhados em descentralizar cada vez mais o acesso da população à testagem e aos cuidados preventivos contra às IST’s. Ainda existem muitas pessoas que não sabem que estão infectadas pelo vírus HIV ou outras IST’s, e quanto mais cedo isso for detectado, mais cedo poderá ser iniciado o tratamento”, ressalta a coordenadora.

Dia D

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1 de dezembro, no sábado (2), das 8h às 14h, haverá uma ação especial para aqueles que não podem procurar as unidades em dias úteis. Equipes da Casa do Abraço de Jacareí estarão no centro da cidade (Parque da Cidade, Pátio dos Trilhos e Mercadão), sensibilizando a população sobre a importância de se prevenir e realizar os testes preventivos, além de encaminhar os interessados para a antiga UPA Infantil (Av. Sen. Joaquim Miguel, Centro), local que estará sendo realizada a testagem rápida.

Dados

Em 2016, foram notificados 54 casos de Aids na cidade, contra 25 casos de janeiro a outubro deste ano. No caso do HIV, em 2016, foram notificados 19 casos, contra 29 de janeiro a outubro de 2017. “Vale ressaltar a diferença entre HIV e Aids. HIV é o vírus que pode se manifestar ou não no organismo infectado. Já a AIDS é a doença, ou seja, a manifestação do vírus HIV no indivíduo”, conclui Lilihan Martins.

Teste Rápido

O teste é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue, que ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo. O resultado é conhecido em cerca de 30 minutos e informado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com total sigilo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.