Por Meon Em RMVale

Campos do Jordão se prepara para temporada de inverno

Cerca de 1,2 milhão de turistas devem visitar a cidade entre abril e junho

A 1.630 metros de altitude, incrustada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, que completou 144 anos no último domingo, 29, ganha um colorido único durante o outono. Os tons avermelhados dos seus plátanos colorem a cidade criando um cenário que não se encontra em outra cidade paulista. A beleza dessa paisagem e o clima temperado, associado aos preços mais acessíveis em hotéis e restaurantes, são um convite para visitar a cidade durante o outono.

No final de abril, apesar do sol ainda demonstrar sua força, ventos mais frios começam a atingir a cidade, garantindo temperaturas mais amenas durante o dia. À noite, porém, o frio garante o prazer de sentar-se ao lado de uma lareira com uma boa taça de vinho ou de saborear deliciosos fondues. 

Festa do Pinhão em Campos do Jordão vai até dia 1º de maio

A secretária Márcia Alencar, de 57 anos, visitou a cidade no final de março. “Estou encantada. Não está frio, mas a paisagem cria um clima romântico que nos envolve, é de encher os olhos e o coração”, relatou a paulistana.

Ela e o marido, o professor de inglês José Celso Alencar Hipólito, 58 anos, subiram a Serra da Mantiqueira pela primeira vez no início da Semana Santa. “Há bastante tempo planejávamos conhecer Campos. Mas queríamos em julho, no inverno. Por conta dos preços, sempre adiávamos o passeio. Esse ano decidimos antecipar e, com certeza, foi a melhor escolha”, disse José Celso.

Além dos preços, o casal cita como vantagem uma cidade mais tranquila, sem aglomerações nos bares e restaurantes.  “Pelas reportagens sobre o Festival de Inverno, sabemos que as ruas perto do Capivari ficam um caos e o comércio abarrotado. Agora, não há trânsito nem filas, perfeito”, disse Márcia.

O movimento turístico em Campos ganha força após o feriado de Corpus Christi, que este ano será celebrado no dia 31 de maio, o ápice acontece em julho, quando ocorre o tradicional Festival de Inverno. No ano passado, a cidade bateu recorde de visitantes durante a temporada: mais de 800 mil turistas passaram por Campos do Jordão em julho. O número é o dobro da média mensal registrada durante o outono.

De acordo com a Prefeitura de Campos, entre abril e junho deste ano cerca de 1,2 milhão de turistas devem visitar a cidade. A rede hoteleira até registra uma boa taxa de ocupação nos finais de semana de outono, mas nos dias úteis o movimento é muito baixo. 

Segundo a Asstur (Campos do Jordão Associação da Hotelaria e Gastronomia), no ano passado, aos finais de semana, a ocupação média foi de 86,2% em abril (houve três feriados prolongados), 81,5% em maio e 92,25% em junho. “No entanto, a taxa mensal ficou em 42,65% em abril, 40,64% em maio e 45,25% em junho”, disse Luiz Pedro Nathan, presidente da Asstur.

1,2 milhão de pessoas devem visitar a cidade entre os meses de abril e maio

A empresária Karine Iglesias, sócia da Pousada Chateu Colinas, instalada no Alto do Capivari, afirma que os turistas que visitam Campos do Jordão no outono sempre ficam satisfeitos com o passeio. “Nossos hóspedes costumam destacar que a cidade neste período é mais tranquila, não tem tanto barulho nos restaurantes, no comércio e nas ruas, além da beleza da vegetação. Todos gostam muito”, disse Karine. 

Ela acredita que a melhor forma de atrair mais turistas fora da alta temporada é promovendo mais eventos culturais. “Campos tem potencial para ter movimento o ano inteiro. O interessante seria elaborar e divulgar um calendário anual de eventos culturais, como tem Gramado [RS]”, afirma a empresária.

Festa do Pinhão

No outono, Campos tem como principal atração em seu calendário a Festa do Pinhão, que está em sua 57ª edição este ano, que vai até 1º de maio. O evento acontece na Praça do Capivari, com shows, atividades culturais e tendas gastronômicas, todas com pratos que utilizam pinhão na receita. 

Segunda, 30 de abril

12h30 – Itinerantes da Marchinha

14h – Dança AJAPI

16h – Walter Lima e Marcelo

20h – Two Zé

Terça, 1º de maio

14h30 – CIDS Escola de Dança

16h – Francis Rosa

20h – Léo Schndit

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.