RMVale

Caraguatatuba libera reabertura de comércios e restaurantes a partir deste sábado

A medida é contrária a fase emergencial do Plano SP e foi publicada pela prefeitura; protocolos de higienização, horários e capacidade devem ser seguidos

Escrito por Fernanda Niquirilo

10 ABR 2021 - 12H18

Foto: Divulgação/ PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (09), um novo decreto dando aos estabelecimentos comerciais e de serviços novas regras de funcionamento a partir deste sábado (10).

Além do comércio considerado essencial, as imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios, shopping centers, restaurantes, quiosques e similares, salões de beleza e estética, autoescolas, instituições de ensino, academias, estúdios de personal training e afins poderão ter atendimento com capacidade reduzida e seguindo todos os protocolos sanitários citados no decreto.

Os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais de Caraguatatuba deverão funcionar das 5h às 21h. A comercialização de bebidas alcoólicas segue proibida das 20h às 5h.

Nessa sexta-feira (9), o vice-governador Rodrigo Garcia, anunciou que a RMVale irá voltar para a fase vermelha a partir de segunda (12), assim como todo Estado. As regiões estavam desde o dia 15 de março na fase emergencial do Plano SP, que tem regras ainda mais rígidas de circulação.

Veja como irá funcionar:

As áreas comuns dos shoppings centers precisarão ter controle de fluxo de pessoas, inclusive na praça de alimentação e em suas áreas comuns.

Já as lojas de comércio varejista deverão realizar o atendimento de forma individual, com um atendente por cliente. Os supermercados devem manter a entrada restrita a uma pessoa por família, exceto crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência.

Os escritórios deverão realizar o agendamento de clientes de forma remota, com atendimento de forma individual.

As concessionárias deverão realizar o atendimento de cada cliente com o acompanhamento de um funcionário, higienizando os locais de manuseio de clientes nos veículos, utilizar o revestimento de filme plástico e outras medidas.

Já as marinas, poderão atender seus clientes com horários agendados, sem a utilização dos espaços comuns.

Cultos, missas e reuniões religiosas estão permitidas no município, com redução da capacidade dos locais para 25%. A prefeitura informas que será necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras, vedação de qualquer contato físico, entre outros.

Hotéis, pousadas e condomínios deverão limitar o número de hóspedes em elevadores para, no máximo, uma pessoa de cada vez, exceto membros da mesma família. Devem também oferecer luvas descartáveis para os clientes no sistema self-service e garantir ocupação máxima de 40% de pessoas em áreas de restaurantes e espaços comuns. As piscinas devem ter o horário agendado, com uso exclusivo da família marcada.

O comércio realizado em feiras livres de alimentos deve ser organizado, buscando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas de barracas distintas.

Restaurantes, quiosques e similares, de acordo com o decreto, precisarão ofecerer luvas descartáveis para os clientes em sistema self-service, eliminar a utilização de saleiros, açucareiros, galheteiros ou qualquer utensílio similar e garantir que capacidade do local seja de no máximo 40%.

O comércio ambulante deve operar dentro do horário estipulado.

As aulas presenciais nas instituições de ensino no município estarão permitidas, conforme diretrizes e protocolos sanitários estabelecidos no Plano São Paulo do Governo do Estado.

As academias, estúdios de personal training e afins devem funcionar com 25% da capacidade, com agendamento prévio dos alunos, de modo que a lista esteja fixada em local visível. Realizar intervalos de cada aula para higienização completa dos ambientes e aparelhos e outras medidas estipuladas no decreto.

Já as práticas esportivas ao ar livre estão permitidas desde que sem contato físico e seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários como o uso de máscaras, limpeza e higienização de equipamentos.

A administração afirma que, a cidade visa o fim do desequilíbrio econômico, uma vez que cidades já vizinhas adotaram tais medidas.

A prefeitura reforça ainda que o decreto pode ser revogado a qualquer momento, caso tenha piora do quadro da doença na cidade e que os cuidados não podem parar, pois os riscos do novo coronavírus continuam.

"Só saia de casa quando for realmente necessário, nunca saia sem máscara, higienize sempre as mãos e objetos e siga os demais protocolos sanitários." Informou a prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.